A VIVÊNCIA NO TRABALHO DE DIAGNÓSTICO DO SANEAMENTO BÁSICO NO ESTADO DA BAHIA
Resumo
O estágio é uma atividade que está regulamentada na Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, conhecida como a Lei do Estágio. Existem diversas áreas em que a atividade de estágio pode ser exercida, mas neste trabalho será apresentada a vivência como estagiária atuante na área de saneamento, auxiliando no diagnóstico do saneamento básico no estado da Bahia. O estágio foi realizado em uma empresa de consultoria multinacional, com escritórios no Brasil e em Portugal, a qual fechou contratos através de licitação para realizar o trabalho de diagnóstico e prognóstico completos dos quatro componentes do saneamento básico na Bahia. A síntese da experiência será aqui apresentada através da exposição da atual situação do saneamento básico no Brasil, aprofundando na situação da Bahia, além de apresentar um breve histórico da empresa onde o estágio foi exercido e descrever as atividades realizadas nesse período. Será evidenciada também a metodologia de trabalho adotada, que é pioneira no Brasil. Por fim, demonstra-se através dos resultados apresentados no período de estágio, que foi uma experiência completa, abrangindo tecnologias da engenharia, inovações e empreendedorismo, sendo possível atuar em diversas frentes e desenvolver soft e hard skills. Destaca-se a atuação no campo de análise de dados, uma oportunidade de desenvolver o senso crítico, além das áreas de orçamentação, marketing, elaboração de diretrizes para o saneamento rural do estado e trabalhos específicos no segmento de drenagem urbana.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Campos Castro e Silva, M., & Feitosa de Albuquerque Lima Badadopulos, L. (2021). A VIVÊNCIA NO TRABALHO DE DIAGNÓSTICO DO SANEAMENTO BÁSICO NO ESTADO DA BAHIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(12), 5231. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73219
Edição
Seção
V Encontro de Estágios
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.