AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE, UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO PELA PONTES INDUSTRIAL DE CERA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências durante o estágio em um programa de educação ambiental com foco na preservação da caatinga, onde foram realizadas palestras e atividades para jovens e adultos da comunidade Ilha das Canárias, situada no lado maranhense do Delta do Parnaíba. Em uma parceria do Instituto Pontes para o Crescimento, Grupo de Extensão e Pesquisa em Silvicultura (GEPS) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), essas ações foram realizadas nos dias 9 a 11 de Dezembro de 2020. Durante a ação foram ministradas palestras sobre a importância da conservação da biodiversidade local, assim como as pequenas ações que podem causar degradação ambiental e sobre os problemas de invasão biológica por espécies exóticas. A programação no Delta incluiu também a apresentação de exemplos de projetos bem-sucedidos de uso sustentável dos recursos naturais, doação de 500 mudas florestais de espécies nativas e plantio de algumas mudas para incentivar o reflorestamento na comunidade. Para as crianças, foi realizado distribuição de kits de educação ambiental infantil, com o objetivo de estimular a valorização e a relação afetiva com a caatinga. A experiência do estágio, em conjunto com as atividades realizadas contribuíram para minha formação acadêmica e profissional, tendo em vista que foi uma oportunidade de integrar teoria e prática e adquirir novos conhecimentos.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
V Encontro de Estágios
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.