ESTÁGIO EM FIGURINO NA EMPRESA CARATAPA PRODUÇÕES
Resumo
Este resumo relata de forma sucinta a experiência da Atividade de Estágio Supervisionado Não Obrigatório, no período de três meses na empresa Caratapa produções, na qual pôde ser realizado o trabalho de catalogação de peças do vestuário do acervo de figurino, organização de entrada e saída dos figurinos, bem como auxiliar em projetos de pesquisa de figurino. Caratapa é uma produtora audiovisual que surgiu em 2014, da união de quatro realizadoras: Irene Bandeira, Rubia Mércia, Thaís de Campos a Viviane Rocha que pesquisam, investigam e experimentam o cinema em articulação com outras linguagens realizando trabalhos em filmes, instalações, performances de cinema ao vivo e música, e atuando também em projetos de formação audiovisual, curadoria de mostras, cineclubes e residências artísticas. A partir de pesquisas bibliográficas e de campo foi possível observar a rotina do setor de figurinagem atuante em projeto de cinema, tais como as escolhas de materiais, layout de camarim e suas implicações na logística financeira do departamento e suas burocracias, mostrando de forma sucinta o fluxograma de prestação de contas. O dinamismo do setor de figurino foi reavaliado levando em consideração a pandemia de covid19 e suas consequências no departamento. O processo foi enriquecido com a experiência de trabalho em set de filmagem podendo ser observado a prática organizacional do camarim e de que maneira isso vem a facilitar o trabalho da equipe de figurino. Durante o estágio foram observados alguns trabalhos realizados pela produtora Caratapa e de como a empresa contribui para a formação de artistas locais, atuando ainda em exposições de arte e cinema. O estágio, então, pôde comprovar a eficácia dos conhecimentos adquiridos dentro da academia, alinhados ao conhecimento empírico e adequando-os quando necessário sob a supervisão técnica e didática.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
V Encontro de Estágios
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.