ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROJETO DA USINA MODELO DA COMPANHIA DE ÁGUA E ESGOTO DO CEÁRA EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
Num sistema de tratamento de efluentes, a água residuária passa inicialmente por um pré tratamento - sistema de remoção de materiais grosseiros - como o gradeamento e o desarenador, onde ocorre a sedimentação e deposição do material particulado. Após o efluente passar por esse pré tratamento, o fluído segue para o reator UASB (Upflow anaerobic sludge blanket reactor), que consiste em uma tecnologia que se baseia no tratamento biológico de esgotos por decomposição anaeróbica da matéria orgânica, onde ocorre a biodegradação e a digestão anaeróbica do conteúdo orgânico, fornecendo como subprodutos a geração de gases metano, carbônicos e sulfídricos, além disso há a deposição de lodo no fundo do reator. Nesse sentido, este trabalho tem a finalidade de apresentar as atividades desenvolvidas no estágio não obrigatório para Engenharia Civil, com vigência de 6 meses (julho a dezembro de 2021), dentro da Gerência de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE. Durante o estágio, as atividades realizadas foram as seguinte: acompanhar e apoiar os processos do grupo técnico na elaboração de croquis, projetos e orçamento de obras, requisições e controle de materiais, acompanhar sistemas de engenharia, e alimentar e realizar o acompanhamento de sistemas, acompanhar e fiscalizar o recebimento da Usina Modelo - projeto de conversão de águas residuárias em biogás e lodo em estação de tratamento de esgoto para geração de energia ambientalmente sustentável. O estágio obrigatório supervisionado foi e tem sido muito importante para o desenvolvimento em diversas habilidades, tais como trabalho em campo, trabalho em equipe, proatividade, comunicação e responsabilidades em entregas e prazos.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
V Encontro de Estágios
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.