RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM ESTUDANTE DE MEDICINA COM ESTÁGIO EM CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDIO.
Resumo
INTRODUÇÃO: A formação médica em instituições de ensino superior perpassa a capacitação dos estudantes em diversos âmbitos, visando a aplicação do conhecimento de forma empática e responsável no cuidado de outros indivíduos. Assim, como uma ferramenta de aprendizagem, o estágio não obrigatório tem papel fundamental no desenvolvimento de diversas habilidades relativas à prática médica. RELATO DE EXPERIÊNCIA: O estágio proporciona atuação no centro cirúrgico do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e no ambulatório de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Tem duração de 360 horas e segue as normas e regulações da Agência de Estágios da UFC e da Gerência de Ensino e Pesquisa do HUWC. Em relação à prática cirúrgica, os ensinamentos transmitidos por cirurgiões experientes ao estagiário e o contato desse último com recursos médicos importantes, como intubação orotraqueal, sutura, posicionamento de campos cirúrgicos e noções perioperatórias, servem como importante complemento à grade curricular obrigatória, que pouco explora tais habilidades. Já no ambiente ambulatorial, o estagiário acompanha ativamente o manejo e a evolução de pacientes atendidos pelo serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, desenvolvendo habilidades importantes que referem-se à clínica médica e à relação médico-paciente, incluindo anamnese completa e exame físico detalhado de cavidade oral, laringe, orofaringe, e região cérvico-facial como um todo. CONCLUSÃO: Dada a importância do desenvolvimento das habilidades supracitadas, o contato do estudante de medicina com a prática cirúrgica nos centros de ensino superior pode ser complementado, a fim de tornar a experiência frequente e satisfatória. Logo, o estágio não obrigatório consiste em uma importante ferramenta didática de complemento relativa à percepção geral do cuidado com os pacientes.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
V Encontro de Estágios
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.