VIVÊNCIA NA INDÚSTRIA DO AÇO E PROJETOS DE MELHORIAS
Resumo
O estágio foi realizado no período outubro de 2021 a junho de 2021, no Grupo Aço Cearense (GAC) localizado no município de Caucaia – CE. As atividades foram executadas no turno da manhã com uma vivência real de pátio de fábrica. Executou-se atividades como estudar a viabilidade de alteração, melhoramentos, reformas parciais e gerais em equipamentos e maquinários, visando, melhoria produtiva dos processos. Participação nos estudos de investimentos, projetos e sugestões de melhorias na integração dos sistemas da planta industrial. Apoiar a Coordenação das áreas da Produção no que diz respeito à organização e implementação de treinamentos dos processos, controle de custos e estoque, visando cumprir planos das Áreas. Auxílio no desenvolvimento de projetos. Elaboração de relatórios de teor técnicos. Auxiliar na elaboração de programas de produção. As principais dificuldades encontradas foram gerenciamento de tempo e dificuldades com o deslocamento no período da pandemia, quando houve cenários de lockdown, que dificultaram a movimentação entre municípios, devido à redução da frota de ônibus. Já no ambiente industrial, cada estagiário teve que apresentar um projeto de melhoria com recursos reais e tinha que apresentar a todos os coordenadores da empresa em etapas. Isso contribuiu para o crescimento profissional, na capacidade de gestão de projetos e recursos. Além de conferir a nós, alunos, um ponto pouco confortável e que por vezes, tínhamos que ser confrontador. A metodologia escolhida para o meu projeto foi o MASP e realizou-se um projeto bem-sucedido, no qual foi escolhido para ser apresentado ao Diretor. Olhando a trajetória, é possível afirmar que o estágio na empresa Aço Cearense Industrial foi um moldador de profissional que pode agir em diversas áreas.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
V Encontro de Estágios
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.