A COLORAÇÃO DE GRUNDY PARCIAL
Resumo
Em teoria dos grafos, coloração de grafos é uma atribuição de rótulos tradicionalmente chamados "cores" a elementos de um grafo sujeita a certas restrições. Existem ao menos seis variações de problemas de coloração baseados em heurísticas, entre elas focamos em estudar a coloração de Grundy (ou coloração gulosa) e a coloração de Grundy parcial. Uma coloração de Grundy de um grafo G é uma coloração obtida aplicando o algoritmo guloso de acordo com alguma ordem dos vértices de G. Enquanto que uma coloração de Grundy parcial é uma coloração em que ao menos um vértice em cada classe de cor é colorido de maneira gulosa. O número de Grundy (parcial) é então o maior inteiro k para o qual G admite uma coloração gulosa (parcial) com k cores. Neste trabalho, estamos interessados em identificar que resultados válidos para as colorações de Grundy continuam valendo para as colorações de Grundy parcial. Em particular, nos interessamos nos resultados envolvendo produtos de grafos. Já obtivemos resultados envolvendo o número de Grundy parcial do produto lexicográfico de grafos. Tais resultados foram apresentados no VI Encontro de Teoria da Computação (ETC) do XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021), trabalho intitulado "Lower Bounds for the Partial Grundy Number of the Lexicographic Product of Graphs", em coautoria com Yuri Silva de Oliveira e a professora coordenadora do projeto. Destacamos que o trabalho recebeu o prêmio de segundo melhor trabalho apresentado. Agradece-se ao CNPq pelo apoio financeiro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Wille Domingues, K., & Shirley Ferreira da Silva, A. (2021). A COLORAÇÃO DE GRUNDY PARCIAL. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 663. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73786
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.