A INFLUÊNCIA DA PRESSÃO, DO PH E DA TEMPERATURA NO DESEMPENHO DE INIBIDOR DE CORROSÃO À BASE ÉSTER FOSFATO. PARTE 2.
Resumo
As diversas estruturas metálicas utilizadas na indústria petrolífera são submetidas a várias condições operacionais e, com isso, diferentes valores de pressão, temperatura, concentração de sais etc., proporcionando relevantes mudanças no processo corrosivo destes componentes. Tendo em vista os riscos causados pela degradação dos metais devido à corrosão, uma das formas amplamente utilizadas para proteger diferentes ligas ferrosas são inibidores de corrosão. Esse método de proteção contra a corrosão atua com a formação de filmes na superfície metálica capazes de dificultar o processo corrosivo do metal no meio. Dado o exposto, este trabalho objetiva avaliar o desempenho de um inibidor de corrosão comercial derivado de éster fosfato atuando na superfície do aço AISI 1018 em soluções de NaCl 1.2% saturada de CO2 em diferentes condições de temperatura, pressão e pH. Para o estudo da performance e eficiência do inibidor, foram realizados ensaios eletroquímicos de Resistência à Polarização Linear (LPR) em Bubble Test e em Autoclave e ensaios de perda de massa. A caracterização superficial foi realizada por meio de microscopia eletrônica de varredura. Os resultados mostraram que o inibidor consegue atuar positivamente mesmo em temperaturas e pressões mais altas, possuindo eficiência de 95% para concentração de inibidor de 25 ppm a 30ºC e pressão de 10,0 bar. A eficiência de proteção aumentou com a concentração do inibidor.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Vinicius Rocha Pegado de Queiroz, C., Bastos Vasques, R., Silva Araújo, W., & Silva Araujo, W. (2021). A INFLUÊNCIA DA PRESSÃO, DO PH E DA TEMPERATURA NO DESEMPENHO DE INIBIDOR DE CORROSÃO À BASE ÉSTER FOSFATO. PARTE 2. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 705. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73828
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.