A INTERFERÊNCIA DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS NO RENDIMENTO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DE MEDICINA
Resumo
INTRODUÇÃO: A prática de exercícios físicos apresenta diversos efeitos positivos para o fenômeno de neuroplasticidade, descrito na literatura como a capacidade do cérebro em modificar-se estrutural e funcionalmente em resposta a estímulos do ambiente. Nessa perspectiva, o exercício físico desponta como um fator que desencadeia estímulos promotores da neuroplasticidade, contribuindo para a função cognitiva a longo prazo. OBJETIVO: Conhecer os benefícios da prática de exercícios físicos no rendimento acadêmico entre estudantes de medicina. METODOLOGIA: Foi realizado um estudo qualitativo através da análise de entrevistas com 31 estudantes de medicina dos 3 ciclos da graduação (ciclo básico, ciclo clínico e internato), utilizando a plataforma Google Meet. Foram realizadas perguntas sobre a prática de exercícios físicos entre os estudantes, dentre elas: a) Você praticou exercício físico após o início da graduação?; b) Quanto ao rendimento acadêmico, percebeu alguma mudança? De que forma?; c) Você considera que a prática de exercícios físicos pode aumentar o rendimento acadêmico? Porque? RESULTADOS: A maioria dos entrevistados pratica exercícios físicos, com frequência entre 30 minutos e 1:30 hora por dia. Dentre os que praticam exercícios físicos, grande parte notou melhora no rendimento acadêmico, no que diz respeito ao aumento da disposição para estudar e ao alívio do estresse, desenvolvido pela rotina acadêmica, o que melhora o sono e diminui a exposição às telas, fazendo com que o tempo dedicado aos estudos seja maior e de qualidade. Aqueles que não praticam exercício regularmente alegaram compreender que esse hábito tem beneficia o rendimento acadêmico. CONCLUSÃO: Pode-se perceber que a prática de exercícios físicos melhora o rendimento acadêmico, devido ao fato de melhorar o sono, a concentração, de diminuir o estresse e a exposição dos estudantes às redes sociais, que são fatores prejudiciais ao aprendizado e, consequentemente, ao rendimento acadêmico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Lana Menezes de Sousa, R., Byatriz Monteiro dos Santos, A., Fernando Peixoto Mota, L., Victor Liberalino Costa, J., Guimarães Franco da Silva, L., & Mara Machado Ribeiro, B. (2021). A INTERFERÊNCIA DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS NO RENDIMENTO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DE MEDICINA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 709. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73832
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.