A INTERFERÊNCIA DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS NO RENDIMENTO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DE MEDICINA

Autores

  • Rayssa Lana Menezes de Sousa
  • Anna Byatriz Monteiro dos Santos
  • Luís Fernando Peixoto Mota
  • João Victor Liberalino Costa
  • Laura Guimarães Franco da Silva
  • Bruna Mara Machado Ribeiro

Resumo

INTRODUÇÃO: A prática de exercícios físicos apresenta diversos efeitos positivos para o fenômeno de neuroplasticidade, descrito na literatura como a capacidade do cérebro em modificar-se estrutural e funcionalmente em resposta a estímulos do ambiente. Nessa perspectiva, o exercício físico desponta como um fator que desencadeia estímulos promotores da neuroplasticidade, contribuindo para a função cognitiva a longo prazo. OBJETIVO: Conhecer os benefícios da prática de exercícios físicos no rendimento acadêmico entre estudantes de medicina. METODOLOGIA: Foi realizado um estudo qualitativo através da análise de entrevistas com 31 estudantes de medicina dos 3 ciclos da graduação (ciclo básico, ciclo clínico e internato), utilizando a plataforma Google Meet. Foram realizadas perguntas sobre a prática de exercícios físicos entre os estudantes, dentre elas: a) Você praticou exercício físico após o início da graduação?; b) Quanto ao rendimento acadêmico, percebeu alguma mudança? De que forma?; c) Você considera que a prática de exercícios físicos pode aumentar o rendimento acadêmico? Porque? RESULTADOS: A maioria dos entrevistados pratica exercícios físicos, com frequência entre 30 minutos e 1:30 hora por dia. Dentre os que praticam exercícios físicos, grande parte notou melhora no rendimento acadêmico, no que diz respeito ao aumento da disposição para estudar e ao alívio do estresse, desenvolvido pela rotina acadêmica, o que melhora o sono e diminui a exposição às telas, fazendo com que o tempo dedicado aos estudos seja maior e de qualidade. Aqueles que não praticam exercício regularmente alegaram compreender que esse hábito tem beneficia o rendimento acadêmico. CONCLUSÃO: Pode-se perceber que a prática de exercícios físicos melhora o rendimento acadêmico, devido ao fato de melhorar o sono, a concentração, de diminuir o estresse e a exposição dos estudantes às redes sociais, que são fatores prejudiciais ao aprendizado e, consequentemente, ao rendimento acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Lana Menezes de Sousa, R., Byatriz Monteiro dos Santos, A., Fernando Peixoto Mota, L., Victor Liberalino Costa, J., Guimarães Franco da Silva, L., & Mara Machado Ribeiro, B. (2021). A INTERFERÊNCIA DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS NO RENDIMENTO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DE MEDICINA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 709. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73832

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica