A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE DEPOSIÇÃO DE ÓXIDO DE ZINCO EM CÉLULAS SOLARES NO PERÍODO DE 2011 A 2021
Resumo
Nos últimos anos, a crescente demanda energética e os debates acerca da sustentabilidade ambiental possibilitaram a intensificação dos estudos sobre fontes alternativas de energia, como a solar. O desenvolvimento dos filmes finos, por sua vez, amplificou a eficiência de aproveitamento da radiação solar, mostrando-se uma opção promissora. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar a produção científica brasileira no período de 2011 a 2021 acerca de células solares sensibilizadas com óxido de zinco (ZnO). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada com base em 20 publicações em periódicos, teses, dissertações e monografias divulgadas em bases de dados da CAPES. Foram avaliadas as abordagens centrais dos trabalhos, os resultados obtidos em cada um e, através disso, fez-se uma comparação das informações encontradas. Como resultado da análise, foi constatado que a maior parte das publicações investigam a eficiência obtida na célula com base no controle dos parâmetros influenciadores da deposição do óxido de zinco, sejam a temperatura, a concentração, a voltagem, a morfologia dos cristais, dentre outras propriedades. Parte dos trabalhos consiste em revisões bibliográficas baseadas em estudos prévios já publicados. É válido destacar, portanto, que quantitativamente e qualitativamente a produção científica nacional sobre filmes finos e deposição de ZnO ainda encontra-se em fase de desenvolvimento e possui perspectiva de aumento para os próximos anos, uma vez que a cada ano o número de publicações foi crescente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Martins Felix, C., & Nivaldo Aguiar Freire, F. (2021). A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE DEPOSIÇÃO DE ÓXIDO DE ZINCO EM CÉLULAS SOLARES NO PERÍODO DE 2011 A 2021. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 721. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73844
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.