A UTILIZAÇÃO DO EXTRATO DE OCIMUM BASILICUM NO DESAFIO EROSIVO EXTRÍNSECO EM SUBSTRATOS DENTINÁRIO
Resumo
Produtos ricos em polifenóis são capazes de reduzir o desgaste erosivo da dentina e têm sido relatados como inibidores da atividade de diferentes metaloproteinases de matriz (MMPs). Devido as suas propriedades, acredita-se que o extrato de Ocimum basilicum (OB), popularmente conhecido como manjericão, pode atuar dificultando a degradação de dentina, bem como aumentando a proteção contra o desafio erosivo. O objetivo do presente estudo foi de avaliar a utilização do extrato de OB no desafio erosivo extrínseco em dentina. Trata-se de um estudo in vitro no qual foram confeccionados espécimes provenientes de dentina humana que foram submetidos a desafio ácido extrínseco com ácido cítrico 1%. As variáveis independentes do estudo foram: água destilada [AD]; proantocianidina 6,5 p/p% (90% PA, Vitis vinífera, Gold Mega-Natural, Polifenóis, Madera, USA) [PA 6,5]; extrato de OB 0,1 p/p% [OB01]; extrato de OB 1 p/p% [OB1]; extrato de OB 10 p/p% [OB10]. Analisou-se a microdureza dos espécimes por intermédio de um microdurômetro (n=10). Os dados obtidos foram submetidos ao teste de normalidade Shapiro-Wilk (p<0,05), seguido pelo ANOVA um critério e pós-teste de Tukey (p<0,05). O grupo OB10 (-41,1±12,7) apresentou perda de dureza estatisticamente semelhante (p>005) ao grupo OB01 (-58,3±15,7) e inferior aos demais grupos testados (p>0,05) - AD (-91,1±21,2), PA6,5 (-73,6±20,5) e OB1 (-87,3±6,7) –, os quais não apresentaram diferenças significantes entre si (p>0,05). Além disso, OB0,1 apresentou valores de perda de dureza semelhantes aos obtidos com PAC (p>0,05) e inferiores aos de OB1 e AD (p<0,05). O OB01 e OB10 demonstraram ser uma estratégia promissora para proteção contra o desafio erosivo extrínseco em dentina, sendo ainda necessários mais estudos laboratoriais e clínicos. Agradecimentos à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) pelo financiamento do estudo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Clara Ayres Estellita, M., Chillavert Dias Pascoal, S., Arrais Daniel Mendes, T., Florêncio Passos, V., Lima Santiago, S., & Sartori Mendonca, J. (2021). A UTILIZAÇÃO DO EXTRATO DE OCIMUM BASILICUM NO DESAFIO EROSIVO EXTRÍNSECO EM SUBSTRATOS DENTINÁRIO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 739. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73862
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.