ABUSOS SOFRIDOS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A AUTOESTIMA NA VIDA ADULTA
Resumo
Crianças e adolescentes constituem o maior grupo de risco a violação de direitos humanos, compondo cerca de 55,28% das denúncias registradas pela ouvidoria nacional de Direitos Humanos no ano de 2018, além da parte expressiva de casos subnotificados. Levando em consideração, portanto, os diversos efeitos psicológicos decorrentes do abuso, este estudo teve como principal objetivo avaliar os efeitos de abusos infantis na autoestima. Participaram da pesquisa 267 pessoas, provenientes de diferentes regiões do Brasil. Suas idades variam entre 18 e 60 anos (M = 26,1; DP = 8,78), sendo a maioria residente do estado do Ceará (82%) e do sexo feminino 70,4%. As participantes responderam a um questionário online, com as medidas que avaliavam os abusos de forma retrospectiva, bem como a escalas que mediam TEPT, depressão, ansiedade-traço, ansiedade-estado, ideação suicida e autoestima. Os resultados indicaram a relação da autoestima com os abusos combinados, com o abuso físico e com emocional, tendo o último a relação mais forte com o fator e um poder preditivo. Além disso, foram encontradas significativas relações entre a autoestima e TEPT, depressão, ansiedade-traço, ansiedade-estado e ideação suicida. Dessa forma, o estudo contribuiu à literatura sobre os abusos infantis e possibilidades de intervenção a partir da autoestima. Por fim, destaca-se o agradecimento ao CNPq pelo financiamento e suporte para a realização desta pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Emanuelli Silva Victor, S., Alves da Ponte, L., Helena Calvet Marsiglia, V., Maia Souza, I., Gomes Lins Alves, M., & Silva dos Santos, W. (2021). ABUSOS SOFRIDOS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A AUTOESTIMA NA VIDA ADULTA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 745. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73868
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.