ACNISTUS ARBORESCENS: ASPECTOS QUÍMICOS E FARMACOLÓGICOS
Resumo
As plantas da família Solanaceae têm sido utilizadas na medicina popular como coadjuvante no tratamento de diversas doenças, incluindo malária, asma, hepatite, dermatite e reumatismo. Além disso, também demonstraram propriedades anticâncer, antiinflamatórias e antipiréticas. Acnistus, um dos gêneros mais investigados desta família, é uma fonte prolífica de lactonas esteroidais, derivadas do ergostano, conhecidas como vitanolideos os quais têm atraído especial atenção devido às propriedades anticancer, antiinflamatória e imunossupressora. Acnistus arborescens (L.) Schlecht (Solanaceae) é uma planta medicinal comum na América do Sul e Central, produtora de vitanolideos, incluindo acnistins e vithaphysalins. Atualmente, o termo vitanolideo refere-se a δ-lactonas (22,26) ou γ-lactonas (23,26) derivadas dos ácidos 22 ou 23-hidroxiergostan-26-óico, designados como vitanolideos A e B, respectivamente. A maioria dos vitanolideos isolados pertencem ao tipo A, que são subdivididos em dois subgrupos: aqueles que preservam o esqueleto não modificado (Grupo I), e aqueles com um esqueleto modificado (Grupo II). Vithaphysalins e vithacnistins pertencem ao Grupo II. As vitafisalinas possuem uma porção γ-lactona ou hemicetal através do C-18 oxidado e do C-20 hidroxilado, enquanto as vitacnistinas têm uma [3,2,1] valerolactona bicíclica formada pela reação do tipo adição de Michael do grupo hidroxila em C-21 para C-24. Em face do projeto IC-PIBIC/CNPq ter como tema a continuação do estudo desta espécie e certos de que será extremamente importante para meu desempenho, nos propomos, aqui, a apresentar os resultados já obtidos através de estudos préviosDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Rodrigues Viana, L., Lima Pinto, F. das C., & Deusdenia Loiola Pessoa, O. (2021). ACNISTUS ARBORESCENS: ASPECTOS QUÍMICOS E FARMACOLÓGICOS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 749. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73872
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.