ACÚMULO DE NUTRIENTES NA BIOMASSA DE LEGUMINOSAS ESTABELECIDAS EM DIFERENTES ESPAÇAMENTOS
Resumo
Leguminosas apresentam potencial para a adubação verde, podendo ser utilizadas em sistemas consorciados para disponibilizar nutrientes ao desenvolvimento de culturas de interesse econômico. Entretanto, há necessidade de definir a espécie de leguminosa e o espaçamento que proporcione seu melhor desenvolvimento em condições edafoclimáticas específicas. Neste trabalho foi avaliada a produção e o acúmulo de nutrientes na biomassa de leguminosas estabelecidas em diferentes espaçamentos na faixa litorânea nordestina. Em 2019 foi instalado um experimento em Itarema (CE), em área cultivada com coqueiro híbrido consorciado com leguminosas. Foi utilizado o delineamento em blocos casualizados em esquema fatorial 2x3+1, sendo o primeiro fator formado pelas leguminosas Gliricídia e Sabiá, o segundo fator formado pelos espaçamentos 1x1 m, 1x0,5 m e 1x0,25 m, mais o tratamento controle, com quatro repetições. Foram realizadas duas podas da parte aérea das leguminosas em 2020 e 2021. A biomassa foi quantificada por meio da coleta do material contido na área delimitada por molde de 1 x 1 m lançado aleatoriamente nas parcelas experimentais. O material foi pesado para obtenção de massa fresca (MF) e massa seca (MS) e analisado quanto aos teores de fósforo (P) e potássio (K) acumulados na biomassa. Foi feita análise de variância e teste de comparação de médias com o software Assistat. Em 2020 a MF foi superior para a Gliricídia nos espaçamentos 1x0,5 e 1x0,25 m (35,4 e 33,5 Mg/ha). Já a MS não diferiu entre espécies e espaçamentos, variando de 3,3 a 8,7 Mg/ha. Em 2021 a MF foi maior para a Gliricídia em todos os espaçamentos (57,8 a 69,4 Mg/ha) quando comparada ao Sabiá (36,7 a 38,7 Mg/ha). O mesmo ocorreu para a MS que variou de 39,7 a 47,7 Mg/ha para a Gliricídia e de 21,2 a 22,3 Mg/ha para o Sabiá. O acúmulo de P e K na biomassa não diferiu entre os tratamentos em 2020, mas foi superior para a Gliricídia em 2021, com valores de 192,4 Kg/ha de P e 870 Kg/ha de K.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Marques de Lima, B., Mariana dos Santos Rodrigues, A., Batista Magalhães, R., & Cristina Gomes Costa, M. (2021). ACÚMULO DE NUTRIENTES NA BIOMASSA DE LEGUMINOSAS ESTABELECIDAS EM DIFERENTES ESPAÇAMENTOS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 751. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73874
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.