ADAPTAÇÃO DE CONTEÚDO NA MEDIAÇÃO DE OFICINAS DE LIBRAS PARA TERAPEUTAS OCUPACIONAIS – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Antonio Alves Feitosa Neto
  • Marilene Calderaro da Silva Munguba

Resumo

A atividade de selecionar e ordenar conteúdos para o ensino é um grande desafio para educadores em formação, que devem considerar: utilidade, significância, validade e flexibilização. O ensino e aprendizagem de uma segunda língua, vinculada a cultura diferente, para grupo de aprendizes que vivenciam uma realidade particular, demanda pesquisa sistemática voltada à contextualização. Objetiva-se descrever o processo de adaptação e dos conteúdos das oficinas de Libras para terapeutas ocupacionais, realizadas em um grupo no WhatsApp. Trata-se de um relato de experiência das atividades realizadas, durante o primeiro semestre de 2021, pela equipe do Projeto de Pesquisa: “Aquisição da Libras na perspectiva bilíngue - desafio transdisciplinar ao profissional da saúde e da educação”, em parceria da Universidade Federal do Ceará e Universidade de Fortaleza. A necessidade de adaptações no material das oficinas de Libras para que se alinhassem às demandas das profissionais do Serviço de Terapia Ocupacional do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), foi apontada pela professora coordenadora do projeto, que é terapeuta ocupacional. O planejamento e seleção dos conteúdos foi discutido entre três alunos do curso de Letras-Libras (UFC), sendo um surdocego, dois ouvintes bolsistas PIBIC e uma professora convidada da faculdade de educação (UFC), terapeuta ocupacional. Analisou-se as anotações no diário de campo dos bolsistas. Para definição desses conteúdos, ainda foram aceitas as sugestões de temas de interesse manifestadas no grupo de WhatsApp pelas participantes das oficinas. Conclui-se que a experiência de pesquisa, escolha e organização dos conteúdos para a elaboração coletiva dos vídeos produzidos e postados no grupo de WhatsApp repercutiu positivamente na formação docente dos bolsistas, e também beneficiou as profissionais que puderam aprender Libras por meio de conteúdos relacionados às suas práticas laborais. Gratidão ao PIBIC pelo apoio no desenvolvimento do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Alves Feitosa Neto, A., & Calderaro da Silva Munguba, M. (2021). ADAPTAÇÃO DE CONTEÚDO NA MEDIAÇÃO DE OFICINAS DE LIBRAS PARA TERAPEUTAS OCUPACIONAIS – RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 754. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73877

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica