ANÁLISE DA VARIAÇÃO SAZONAL DA DISPERSÃO DAS LARVAS DO CORAL SOL (TUBASTRAEA SPP.) NA MARGEM EQUATORIAL BRASILEIRA UTILIZANDO O MODELO DELFT3D
Resumo
Oriundo do oceano pacífico, o Coral Sol (Tubastraea spp.) é um organismo exótico e invasor no Atlântico e teve duas espécies relatadas na costa brasileira: Tubastraea coccinea e Tubastraea tagusensis. No Ceará, a espécie foi primeiramente registrada em um naufrágio de um petroleiro no município de Acaraú, a aproximadamente 40 km da costa, no ano de 2016. O objetivo da pesquisa é empregar a modelagem numérica para a simulação da dispersão de larvas do coral sol em parte da Plataforma Continental da Margem Equatorial Brasileira. O Delft3D foi o modelo escolhido para a realização das simulações, utilizando uma grade com uma resolução média de 700 m. Foram utilizados dados batimétricos in situ da PCCE, interpolados aos dados de profundidade do resto da grade, que foram obtidos do banco de dados do ETOPO 1. A forçante vento foi configurada com dados médios do período da simulação, obtidos do banco de dados do INMET. Quanto ao nível do mar, o mesmo foi configurado de acordo com dados dos harmônicos de maré (M2, S2, N2, O1 e K1) obtidos da FEMAR. O modelo hidrodinâmico foi implementado com um período de um ano, correspondente a Junho/2011 até Junho/2012. A validação se deu através da comparação entre os dados de saída dos valores de maré, e dos valores de magnitude e direção das correntes, com os mesmo valores observados. Por último, o módulo de partículas foi utilizado para a análise da dispersão das larvas do Coral Sol na área de domínio, através de experimentos realizados em dois pontos de lançamento, contemplando cenários no primeiro e no segundo semestre do ano. Nos resultados obtidos, constatou-se que a pluma é dispersa em direção a noroeste e ultrapassa a quebra da plataforma continental em todos os cenários simulados. Além da diferença sazonal que influenciou a dispersão da pluma. Portanto, foi possível identificar a dinâmica de dispersão das larvas do coral sol nas regiões simuladas, possibilitando a colaboração do estudo com o monitoramento da espécie exótica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Aguiar Sousa, M., & Eduardo Peres Teixeira, C. (2021). ANÁLISE DA VARIAÇÃO SAZONAL DA DISPERSÃO DAS LARVAS DO CORAL SOL (TUBASTRAEA SPP.) NA MARGEM EQUATORIAL BRASILEIRA UTILIZANDO O MODELO DELFT3D. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 781. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73904
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.