ANÁLISE DO EFEITO DO CAMPO MAGNÉTICO NA INDUÇÃO DE BROTOS AXILARES EM CALOTROPIS PROCERA
Resumo
O efeito de campo magnético (CM) sobre o desenvolvimento de plantas tem sido relatado. Dependendo da intensidade do CM este pode ser um fator de estresse abiótico ou ter efeitos diferenciais no crescimento e metabolismo de plantas. Em trabalho anterior, foi demonstrado que o uso de CM acelerou a germinação de sementes de C. procera. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito de diferentes intensidades do campo magnético na indução de brotos axilares de Calotropis procera (Apocynaceae), cultivados in vitro a partir de segmentos nodais. A metodologia consistiu em cultivar os segmentos nodais de C. procera em meio MS, ½ força, suplementado com 1,0 mg/L de 6-benzilaminopurina (BAP), sob efeito de CM gerado, por 3 dias no interior de uma bobina de Helmholtz, nas intensidades de 0,5 mT, 1 mT e 2 mT. Foram realizados três experimentos independentes em que cada intensidade de CM foi comparada ao controle. Após 21 dias de inoculação foi constatado que, para a intensidade de 0,5 mT, a média do número de brotos axilares, altura do broto, massa fresca e massa seca foram, respectivamente, de 4,87 brotos axilares, 0,89 cm, 0,12 g e 0,01g respectivamente. Na intensidade de 1 mT foi observado um aumento no número médio de brotos axilares (5,72) com comprimento médio de 1,23 cm. Já na intensidade de 2 mT a média do número de brotos axilares foi de 5,3 e comprimento de 0,83 cm. Conclui-se que nas três intensidades testadas de CM (0,5, 1 e 2 mT) não houve diferença significativa em relação ao controle, para os parâmetros avaliados.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Como Citar
Santana Cavalcante, R., Célia da Silva, A., Paiva da Silveira Carvalho, C., Viana Ramos, M., Alves Bezerra, E., & Viana Ramos, M. (2021). ANÁLISE DO EFEITO DO CAMPO MAGNÉTICO NA INDUÇÃO DE BROTOS AXILARES EM CALOTROPIS PROCERA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 796. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73919
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
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