AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE ACESSO À REDE NO 5G NR
Resumo
Nos sistemas de comunicações móveis, especialmente na quinta geração (5G), um problema relevante acontece quando dois ou mais terminais móveis (TMs) tentam acessar a rede ao mesmo tempo, isto é, transmitem a mesma sequência de preâmbulo utilizando os mesmos recursos de tempo e frequência. Neste trabalho realizamos a avaliação de um método de resolução de colisões de preâmbulo que é realizado mais cedo do que a abordagem adotada no New Radio (NR), o que pode diminuir o tempo de acesso à rede e, consequentemente, reduzir a energia gasta no acesso inicial. Esse método é baseado em uma assinatura espacial obtida pelos TMs em colisão a partir de medições de sinais dedicados à resolução dessas colisões que são transmitidos via feixes pela estação base (EB) uma vez que uma colisão de preâmbulo é detectada. Os TMs em colisão utilizam as suas assinaturas espaciais para selecionar um novo preâmbulo a ser transmitido em novos recursos de tempo-frequência, a fim de reiniciar o procedimento de acesso aleatório sem entrar em qualquer outra colisão com alguma probabilidade. Foram realizadas simulações computacionais para avaliar as colisões de preâmbulo e os métodos de resolução de colisão em diferentes cenários de interesse, medindo, respectivamente, a taxa de TMs em colisão e a taxa de resolução de colisão. Os resultados mostram que o método baseado na assinatura espacial supera o método legado do NR quando a EB possui informações dos canais dos TMs em colisão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Jose Menezes Sales, Y., Moáco Guerreiro, I., & Casimiro Cavalcante, C. (2021). AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE ACESSO À REDE NO 5G NR. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 907. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74030
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.