AVALIAÇÃO REMOTA DOS TESTES COGNITIVOS THEORY OF MIND (TOM) STORIES E READING THE MIND IN THE EYES TEST (RMET)
Resumo
Sabe-se que a Teoria da Mente (ToM) possui grande impacto nas relações sociais, visto que diz respeito à habilidade de reconhecer, compreender e inferir comportamentos de terceiros relacionados a sentimentos, intenções, etc. Logo, estudos nessa área são importantes para as neurociências, tanto no que diz respeito à avaliação quanto ao planejamento de táticas de reabilitação. Além disso, devido ao atual cenário de pandemia da COVID-19, houve a necessidade de aprimorar as estratégias de teleavaliação. Assim, este trabalho visou analisar as propriedades psicométricas da versão brasileira de dois testes específicos para a avaliação de ToM, aplicados de maneira remota. Os instrumentos utilizados foram o Theory of Mind (ToM) Stories e o Reading The Mind in the Eyes Test (RMET). A coleta foi realizada por meio da ferramenta Google Forms, de forma assíncrona, e obteve-se 73 respostas válidas na amostra. Os dados colhidos foram analisados por meio de um software (R); aplicou-se um teste T de student para amostras independentes para comparar os resultados desse estudo com os resultados de um estudo de validação dos mesmos instrumentos, mas em aplicação presencial. A partir desse teste, os valores obtidos foram: 138,25 para ToM Stories e grau de liberdade de 120, já para o RMET obteve-se o valor 14,58 e grau de liberdade 270, com nível de significância de 0,05. Os resultados mostraram que houve diferença estatisticamente significativa (p<0,05) entre os grupos, ou seja, entre a aplicação remota e a presencial. Assim, essa diferença pode ser explicada por alguns fatores, como: a aplicação assíncrona (e não síncrona), a grande heterogeneidade das amostras, e por estas serem realizadas em estudos diferentes. Investigações futuras são necessárias para elaborar e avaliar melhores estratégias de teleavaliação, a fim de viabilizar pesquisas mais eficazes e abrangentes. Agradecemos à FUNCAP e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (PRPPG-UFC).Downloads
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Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica