BACIAS HIDROGRÁFICAS DO ESTADO DO CEARÁ: ETNOBOTÂNICA E ETNOCONHECIMENTOS COMO SUBSÍDIO AO PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO COCÓ.

Autores

  • Victoria Isadora Beserra Silva
  • José Eduardo de Melo Soeiro
  • Edson Vicente da Silva

Resumo

O projeto tem como objetivo principal desenvolver modelos teórico-metodológicos a serem aplicados na gestão de bacias hidrográficas, especificamente as áreas geográficas da bacia hidrográfica do rio Cocó, do Complexo Estuarino do Rio Cocó/Sabiaguaba/Caça e Pesca e do Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba. Teve como com base teórica principal os conceitos e aplicabilidades da Geoecologia das Paisagens, da Etnoecologia e da Etnobotânica, usando-as como estratégia de análise das relações sociedade e natureza, e para definir estratégias de conservação da bacia hidrográfica. Através da realização de levantamentos fitogeográficos e observando a relação da comunidade do entorno com enfoque na fitodiversidade, analisando conhecimentos tradicionais oriundos de uma relação ancestral, onde a medicina natural é um conhecimento familiar passado de gerações a gerações. Através dessas relações e dos levantamentos feitos, foi possível fazer uma leitura eficiente sobre as condições de uso dos recursos botânicos e o estado de conservação da área e ter uma adequada interpretação da realidade socioambiental do território em questão, chegando-se a um diagnóstico que represente com mais precisão as fragilidades, limitações e potencialidades naturais e sociais de cada unidade geoecológica, bem como as suas interações no conjunto das bacias hidrográficas. Os dados preliminares obtidos no projeto, as análises das relações etnobotânicas , da sucessão vegetal/ecológica, os conflitos ambientais, as formas de uso e de ocupação do solo atual , registraram-se as modificações ambientais ocorridas em uma escala espaço-temporal. Utilizaram-se para tanto, dados obtidos junto a órgãos governamentais, nas esferas, estadual e municipal, além de pesquisas por meio de questionários, fichas de campos e entrevistas semiestruturadas junto às populações tradicionais, que levaram a representações cartográficas temáticas da bacia em questão cartográficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Isadora Beserra Silva, V., Eduardo de Melo Soeiro, J., & Vicente da Silva, E. (2021). BACIAS HIDROGRÁFICAS DO ESTADO DO CEARÁ: ETNOBOTÂNICA E ETNOCONHECIMENTOS COMO SUBSÍDIO AO PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO COCÓ. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 962. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74085

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica