CALIBRAÇÃO DE SENSORES DE UMIDADE DO SOLO PARA O MONITORAMENTO DO CONTEÚDO DE ÁGUA NO SOLO
Resumo
A alta demanda atmosférica nas regiões semiáridas faz com que o conteúdo de água no solo seja um elemento importante no balanço hídrico na escala de uma microbacia hidrográfica. Portanto, a compreensão desse fenômeno, aliada ao uso de tecnologias de baixo custo, é um importante desafio para a ciência. Objetiva-se, dessa forma, calibrar e avaliar a eficiência de sensores na medição da umidade em um solo luvissólico típico do semiárido. Para realizar a calibragem dos sensores de umidade do solo foram utilizadas quatro amostras indeformadas de solo luvissólico típico provenientes da Bacia Experimental de Aiuaba. Foram utilizados tubos de PVC de 20 cm de diâmetro e comprimento de 40 cm, correspondendo a zona de maior influência das raízes para a retirada das amostras indeformadas de solo. As amostras foram saturadas, submetidas ao secamento em condição de sombreamento, em laboratório, e ao final do experimento foram secadas na estufa para obter-se o peso seco das amostras. Os resultados indicaram altos coeficientes de determinação na calibração dos sensores. A maior variação do erro padrão da umidade ocorreu no instante em que o solo apresentava o maior teor de água. A aplicação de uma equação geral de calibração dos sensores apresentou baixas variações do erro padrão da umidade. Os sensores, quando calibrados para o solo específico, podem ser utilizados para fins de monitoramento hidrológico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Edilon Epondina, A., Alcântara Costa, J., Vidal de Figueiredo, J., Melo Vellame, L., & Alexandre Gomes Costa, C. (2021). CALIBRAÇÃO DE SENSORES DE UMIDADE DO SOLO PARA O MONITORAMENTO DO CONTEÚDO DE ÁGUA NO SOLO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 975. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74098
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.