CARACTERIZANDO MENORES BORBOLETAS E GRADES CILÍNDRICAS
Resumo
Um resultado clássico de Erdös e Pósa afirma que existe uma função f:N->N tal que, para todo k, todo grafo G contém k ciclos disjuntos em vértices dois a dois ou um conjunto T de no máximo f(k) vértices tal que G - T é acíclico. G é considerado um menor de H se G é obtido de um subgrafo de H por uma sequência de contrações de arestas. Se G é um digrafo e as contrações na definição anterior forem restritas a contrações borboleta, isso resultará na definição de um menor borboleta. Um grafo G possui a propriedade de Erdös-Pósa para menores se existe uma função f:N->N tal que, para todo k, todo grafo H contém k cópias de G disjuntas em vértices como um menor ou um conjunto T de no máximo f(k) vértices tal que G não é um menor de H - T. Trocando grafo por digrafo e menor por menor borboleta, a definição anterior pode ser adaptada para a propriedade de Erdös-Pósa para menores borboleta em digrafos. Os resultados de Erdö e Pósa e Reed et al. foram generalizados por Robertson e Seymour para grafos não direcionados e por Amiri et al. para digrafos. Robertson e Seymour provaram que um grafo não direcionado G tem a propriedade de Erdös-Pósa para menores se e somente se G é planar. Amiri provou que um digrafo forte D tem a propriedade de Erdös-Pósa para menor borboleta se e somente se D é menor borboleta de uma grade cilíndrica. Os resultados de Robertson, Seymour e Amiri são similares, já que um grafo não direcionado é planar se e somente se ele é menor de uma grade. Diferente do caso não direcionado, nem todo digrafo planar é menor borboleta de uma grade cilíndrica. Neste contexto, estudou-se a caracterização dos digrafos que são menores borboleta de uma grade cilíndrica ou não e quais são as suas propriedades. Tendo a pesquisa já alcançado como resultado propriedades necessárias e suficientes para que um digrafo seja um menor borboleta de uma grade cilíndrica, além de identificar estruturas que inviabilizam isso, agora o objetivo é aprimorar os resultados obtidos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Sousa Correia, M., Silva, A., Karolinna Maia, A., Bensmail, J., Nisse, N., & Almeida Campos, V. (2021). CARACTERIZANDO MENORES BORBOLETAS E GRADES CILÍNDRICAS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 980. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74103
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.