COMPORTAMENTO SEXUAL E VULNERABILIDADE DE PESSOAS TRANSEXUAIS AO HIV
Resumo
A população transexual é nomeada como “população-chave”, que se trata de um grupo mais vulnerável ao HIV/aids, com prevalência superior à média nacional (0,4%). Essa população possui vulnerabilidades individuais, sociais e estruturais, favorecendo o risco do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) ou não. Dessa forma, este estudo objetivou descrever o comportamento sexual e a vulnerabilidade de pessoas transexuais ao HIV. Estudo transversal, realizado em Fortaleza, Ceará. Os dados foram coletados entre maio e julho de 2021, mediante formulário on-line disponibilizado pelo Google Forms, com quesitos para se explorar dados sociodemográficos, comportamento sexual, história de estigma e discriminação e vulnerabilidades. Participaram 31 transexual, dos quais 64,5% se identificavam como homens transexuais, a maioria (77,4%) com idade entre 20 e 29 anos, com mais de 12 anos de estudo (80,6%), 41,9% se autodeclaravam pardos, e 35,4% estavam desempregados. Quanto ao comportamento sexual e vulnerabilidade, 51,6% se declaravam pansexual, 35,4% referiam a primeira relação sexual com ≤15 anos e 45,1% tinham parceria fixa. As práticas sexuais, as mais prevalentes foram sexo oral receptivo (70,9%), sexo oral insertivo (58%), sexo anal receptivo (38,7%) e sexo vaginal receptivo (38,7%). Entre aqueles com parceria sexual fixa, 46,1% sempre usavam camisinha, já aqueles com parceria eventual, 55,5% sempre usavam camisinha e com a última relação sexual desprotegida há mais de 30 dias (77,4%). Foram categóricos informando que não recebiam dinheiro ou bens para fazer sexo, 67,8% referiam uso de álcool e 35,5% drogas antes das relações sexuais. Foi informado 9,3% história previa de ISTs. Em conclusão, os transexuais eram majoritariamente homens trans, jovens, com vulnerabilidades relacionadas à práticas sexuais inseguras e uso de drogas lícitas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.