CORRELAÇÃO ENTRE MEDIDAS OBJETIVAS E SUBJETIVAS DE ATIVIDADE FÍSICA E COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO EM IDOSOS DO NORDESTE DO BRASIL: DADOS PARCIAIS
Resumo
INTRODUÇÃO: A atividade física e o comportamento sedentário são variáveis importantes para acompanhamento da saúde do idoso, porém os instrumentos objetivos e subjetivos presentes na literatura para avaliá-las são pouco explorados na população idosa brasileira, o que pode trazer incerteza sobre a avaliação clínica. . OBJETIVOS: Investigar a correlação entre medidas objetivas e subjetivas de atividade física e comportamento sedentário. METODOLOGIA: Estudo transversal realizado com idosos de função cognitiva preservada. Foram avaliados dados sociodemográficos e clínicos. O International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) registrou por autorrelato a (1) taxa de gasto metabólico (METS) e (2) tempo sentado na semana. O monitor de atividade física Actigraph (modelo wGT3X-BT) registrou, de forma objetiva, a (1) média de tempo de atividade moderada a intensa por dia, (2) média de gasto calórico por dia, (3) METS, (4) média em minutos dos eventos sedentários. A análise foi feita no SPSS utilizando o teste de correlação de Spearman 22.0. RESULTADOS: Participaram 50 idosos, 86% eram mulheres, com média de idade de 68,7 (±6,19) anos e média de 3 (±1,54) comorbidades. Metade dos participantes possuíam o 1° grau incompleto. Não houve correlação entre os METS (IPAQ) e a média de gasto calórico por dia (r=0,267;p=0,064), METS do Actigraph (r=0,246;p=0,088) e tempo de atividade moderada a intensa por dia (r=0,254;p=0,074). Houve fraca correlação do tempo sentado na semana (IPAQ) e a média em minutos dos eventos sedentários (r=0,295;p=0,040). Os dados apresentados são de caráter preliminar. CONCLUSÃO: As medidas de atividade física e comportamento sedentário coletadas na prática clínica de forma subjetiva, na maioria das vezes, não se correlacionam com as medidas objetivas em idosos do Nordeste do Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.