DERMATOSCOPIA DA PAPILA MAMÁRIA PARA A IDENTIFICAÇÃO DE SINAIS DE PAPILOMAVÍRUS HUMANO EM DEZ PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA EM COMPARAÇÃO COM OUTROS DEZ PACIENTES SEM CÂNCER DE MAMA
Resumo
INTRODUÇÃO: O papel etiológico do Papilomavírus Humano(HPV) no câncer de mama tem sido investigado. Em 2018, houve a identificação do vírus em 48% das peças de Câncer de Mama(CM) diagnosticadas no Hospital Universitário Walter Cantídio, infere-se que o HPV possa estar envolvido na carcinogênese, embora a associação efeito-causa ainda não tenha comprovação. A dermatoscopia da papila mamária foi desenvolvida com o fito de determinar um padrão do HPV em mamilos infectados. Se a presença do vírus for comprovada, um passo significativo seria dado para identificar mulheres com risco de desenvolver o câncer. OBJETIVO: Investigar o uso da dermatoscopia na busca de sinais de HPV na papila mamária comparando 10 casos (pacientes com CM) e 10 controles (pacientes sem CM) e a possibilidade de relação positiva entre a infecção e alterações mamárias. MÉTODO: 196 pacientes compareceram a consulta em um centro de referência em CM, onde foram estudados com um dermatoscópio em associação com uso de biópsia por punção para obtenção de material genético. Amostras de DNA foram extraídas usando o kit DNAeasy Blood & Tissue, seguido de PCR para amplificação da região conservada do HPV E6-E7. Em seguida, 20 pacientes foram selecionados por apresentarem HPV e os achados identificados nas imagens, que foram armazenadas na plataforma FotoFinder Hub. RESULTADOS: Dos 10 casos, 3 mostraram o teste de tipagem de HPV positivo e exibiram um carcinoma invasivo. Dos 10 controles, 4 tiveram um teste positivo e alterações benignas, como hiperplasia fibroadenomatosa da mama e mastite granulomatosa, o que corrobora a hipótese de que o HPV pode causar alterações em células mamárias. Nas imagens dermatoscópicas, os que testaram positivo mostraram alterações como maior vascularização e alterações de pigmentação que não foram observadas em pacientes com resultado negativo. CONCLUSÃO: Portanto, concluímos que o HPV pode estar envolvido na carcinogênese do câncer de mama e em outras alterações benignas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Thalia Rodrigues Silva, C., Pimentel Arraes Maia, F., Sousa Machado, E., Leite Oliveira, M. de S., Clara Tomaz Feijão, M., & Gonzaga Porto Pinheiro, L. (2021). DERMATOSCOPIA DA PAPILA MAMÁRIA PARA A IDENTIFICAÇÃO DE SINAIS DE PAPILOMAVÍRUS HUMANO EM DEZ PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA EM COMPARAÇÃO COM OUTROS DEZ PACIENTES SEM CÂNCER DE MAMA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1088. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74211
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.