EFEITOS COMPORTAMENTAIS DA ADMINISTRAÇÃO DE SOLIFENACINA EM CAMUNDONGOS SWISS FÊMEAS
Resumo
Introdução: A solifenacina é um anticolinérgico que atua como antagonista competitivo dos receptores muscarínicos m3 e m1. Esta droga é amplamente utilizada para controle de hiperatividade detrusora e de sintomas de bexiga hiperativa. Apesar de ser considerada um fármaco efetivo e seguro, há uma preocupação com seus possíveis efeitos deletérios na cognição, tendo em vista a relação importante entre o seu mecanismo de ação e a atividade colinérgica no sistema nervoso central. Objetivo: Avaliar o impacto da administração de solifenacina na cognição de camundongos swiss fêmeas. Metodologia: 40 camundongos swiss fêmeas foram divididos em cinco grupos, sendo um grupo controle e quatro grupos tratados com solifenacina em diferentes combinações de dose (1 mg/kg ou 2 mg/kg) e tempo de administração (14 ou 28 dias). No último dia de tratamento, os animais foram submetidos aos testes comportamentais de campo aberto e reconhecimento de objetos para avaliação da memória. Os resultados foram avaliados pelo programa estatístico Graphpad Prisma 8. Resultados: Foi observada uma redução significativa das médias do número de travessias e de rearing, no teste de campo aberto, assim como prejuízo na memória de curta duração, avaliada no teste de reconhecimento de objetos, no grupo tratado com solifenacina 2 mg/kg por 28 dias em comparação aos demais grupos. Conclusão: Este trabalho mostrou que o uso de solifenacina na dose de 2 mg/kg por 28 dias teve efeito deletério na memória dos camundongos avaliados. Este achado aponta para um possível efeito colateral do uso desta droga por humanos e incita a realização de mais estudos acerca deste fármaco, visando a uma maior segurança em sua prescrição.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.