ESTUDOS IN SILICO COM A HEMEPROTEÍNA HGBI DA BACTÉRIA EXTREMÓFILA METHYLACIDIPHILUM INFERNORUM
Resumo
Durante décadas, as proteínas de microrganismos extremófilos vêm fascinando a comunidade científica, que busca compreender sua robustez bem como desenvolver bioprodutos. A hemeproteína Hell’s gate I (HGbI) foi identificada no extremófilo Methylacidiphilum infernorum, tendo sido selecionada para estudos in silico da sua possível interação com aminoácidos via docking molecular. Empregou-se nesse estudo os softwares de modelagem molecular AutoDock 4.2, UCSF Chimera e Avogadro. A estrutura cristalográfica da proteína estudada foi obtida no banco de dados PDB (3S1J), na forma de um dímero/monômero cujo o ferro do grupo heme do sítio ativo encontra-se ligado a uma molécula de acetato, enquanto os aminoácidos foram obtidos através do banco de dados de moléculas PubChem. Nesses estudos, utilizou-se uma unidade da proteína, livre do ligante acetato, moléculas de água e sais de cristalização, tendo sido protonada usando o PROPKA, via servidor PDB2PQR, utilizando-se o campo de força Charmm. A carga do grupo heme foi calculada externamente e editada manualmente no arquivo .pdbqt da proteína. A geometria dos aminoácidos foi otimizadas utilizando-se o campo de força MMFF94 usando gradientes conjugados via Avogadro. A preparação dos ligantes, da proteína e a criação dos inputs no AutoDock 4.2 deu-se de forma padrão. Os resultados mostraram que todos os 20 aminoácidos acessam o sítio ativo da proteína e 9 apresentam interação similar àquela presente na estrutura cristalográfica em termos de distância de ligação, 2.0 Å, e estabilização do acetato pelos resíduos de tirosina (T29) e glutamina (Q50). Destacam-se alanina, glicina e serina que apresentaram valores estimados de energia livre de ligação entre -3.00 e -4.00 kcal mol-1 e distâncias de ligação flutuantes entre 1.8 e 2.0 Å. Assim, podemos sugerir que deve haver interação entre os aminoácidos e a hemeproteína estudada. Esses resultados abrem caminho para estudos mais robustos envolvendo dinâmica molecular e cálculo DFT.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Alves Linhares, L., Zanatta, G., H S Sousa, E., & Henrique Silva de Sousa, E. (2021). ESTUDOS IN SILICO COM A HEMEPROTEÍNA HGBI DA BACTÉRIA EXTREMÓFILA METHYLACIDIPHILUM INFERNORUM. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1277. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74400
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.