FAKE NEWS: DESVENDANDO A PRÁTICA DISCURSIVA COMO INSTRUMENTO DE MANIPULAÇÃO EM REDES SOCIAIS
Resumo
O projeto Fake News: desvendando a prática discursiva como instrumento de manipulação em redes sociais teve como objetivo geral analisar a prática discursiva de desinformação através de Fake News como recurso de manipulação de sujeitos considerando a relação entre os processos de produção, distribuição e consumo de notícias falsas. Os pressupostos teórico-metodológicos que guiaram esta pesquisa envolveram os Estudos Críticos do Discurso, com as reflexões empreendidas por Fairclough (2016) e por Van Dijk (2018), que tomam o texto como unidade mínima perpassada pelas noções de poder hegemônico e ideologia nos discursos. A metodologia adotada se caracterizou por uma etnografia virtual de caráter qualitativo, por meio da qual analisamos um corpus formado por 6 (seis) Fake News, distribuídas em redes sociais como Facebook e Twitter, no contexto da pandemia de Covid-19, com o recorte temporal entre agosto/2020 a março/2021, cujo assunto versava sobre a(s) vacina(s) contra o Coronavírus e que foram antecipadamente retiradas de sites de fact-checking. A análise nos permitiu descrever quais aspectos são considerados nos momentos de produção e propagação de Fake News em redes sociais, bem como identificar sua relação com a manipulação discursiva e sociocognitiva de sujeitos, ocorrida no momento de consumo de material enganoso. Assim, este trabalho fornece caminhos para combater o obscurantismo negacionista da informação de qualidade e da ciência, que pode custar vidas neste contexto pandêmico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.