FENOLAÇÃO DE LIGNINA KRAFT COM FENOL RENOVÁVEL
Resumo
A busca por matérias-primas renováveis juntamente com a valorização de subprodutos agroindustriais, têm sido objeto de diversas pesquisas e atraído a atenção das indústrias nos últimos anos. Nesse contexto, a lignina, um subproduto da indústria de papel e polpação, e o cardanol, constituinte do LCC (líquido da casca da castanha do caju) ganham destaque como dois subprodutos agroindustriais que possuem grande potencialidade na produção de novos materiais. O presente trabalho tem, portanto, o objetivo de explorar a valorização desses dois produtos, promovendo a condensação catalisada por ácido da lignina Kraft (LK) com o cardanol (CDN), obtendo-se uma lignina funcionalizada (LK-CDN), a qual tem potencial aplicação na produção de novos biomateriais. Diferentes parâmetros foram avaliados na síntese das LK-CDN (temperatura, tempo de reação, concentração de catalisador e relação LK/CDN) e os produtos obtidos foram caracterizados através das técnicas de Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR), Ressonância Magnética Nuclear (HSQC ¹H-¹³C e ³¹P), cromatografia por exclusão de tamanho (SEC) e teve seu comportamento térmico avaliado por análise termogravimétrica (TGA). Os produtos com melhor grau de funcionalização foram ainda avaliados quanto a sua solubilidade em uma série de solventes orgânicos, um importante parâmetro a ser considerado na processabilidade desses compostos em novos materiais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Ellen Freitas Oliveira, C., Rabelo de Oliveira, D., Mazzetto, S., & Lomonaco Vasconcelos de Oliveira, D. (2021). FENOLAÇÃO DE LIGNINA KRAFT COM FENOL RENOVÁVEL. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1300. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74423
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.