FORTALEZA EM MÚSICA: UMA ANÁLISE DOS IMAGINARIOS SOBRE A CAPITAL CEARENSE
Resumo
Fortaleza em música: uma análise das representações sobre a capital cearense. A música é considerada uma das mais antigas de todas as artes, por meio dela o homem expressa a sua relação consigo e com o mundo. A linguagem sonora é um mecanismo de produção de sentidos, esses sentidos, normalmente são elaborações sobre a realidade por meio de códigos que, ao serem compartilhados, constituem uma representação. Para Stuart Hall (2002) a representação envolve a construção de imagens que significam algo. As imagens são mecanismos do inconsciente que carregam elementos do imaginário humano como sonhos, fantasias e afetos, Maffesoli (2001). O estudo acerca das imagens sobre a cidade de Fortaleza é objeto de pesquisa do projeto “Fortaleza em Música”. A pesquisa analisa as imagens da cidade de Fortaleza nas composições de artistas locais com intuito de compreender as representações simbólicas de lugares da cidade nas canções que abordam a cidade. Para atingir tal objetivo utilizamos como metodologia o mapeamento de canções e realização de entrevistas com artistas, durante as entrevistas eram realizadas perguntas que tinham por objetivo explorar a relação dos artistas com a cidade, e como lembranças e afetos dos mesmos interferiam na formação de uma imagem da cidade. A nossa análise permitiu concluir que A construção de imagens simbólicas é algo que está relacionada à experiência e vivência dos compositores com o espaço urbano.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Borges de Morais, P., & Helena Belmino Freitas, S. (2021). FORTALEZA EM MÚSICA: UMA ANÁLISE DOS IMAGINARIOS SOBRE A CAPITAL CEARENSE. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1318. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74441
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.