IMPACTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO CEARÁ
Resumo
O governo do estado do Ceará busca, historicamente, por meio das políticas públicas de abastecimento de água, mitigar os efeitos das secas. Em face a escassez do recurso hídrico, faz-se necessária uma ação pontual e efetiva quanto à distribuição de água para a população, principalmente para aqueles que dependem das atividades agropecuárias para sobreviver. Objetiva-se com o presente trabalho discutir os impactos decorridos dessas políticas públicas para as populações que dependem da agricultura. A pesquisa, realizada no contexto da pandemia da COVID-19, buscou dados secundários por meio de revisão de literatura. Os artigos foram obtidos a partir de buscas nas bases de dados Web of Science e Scielo e fontes oficiais do Governo do Estado do Ceará. Os dados coletados foram aplicados na construção de um mapa conceitual como metodologia de apresentar os resultados de modo mais didático. Observou-se que são cinco as principais políticas públicas de abastecimento de água no Ceará: a construção de açudes artificiais, o Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), Eixo de Integração do Açude Castanhão Região Metropolitana (Eixão das Águas), Cinturão das Águas (CAC) e o Projeto Malha D‘Água. Foi observado, também, muitos impactos decorrentes dessas obras, com destaque para os ambientais, como a degradação do meio ambiente, alagamentos e transporte de vetores de doenças. Ademais, foi notório os impactos sociais, evidenciados pela negligência com as comunidades locais mais vulneráveis às margens das construções dos canais, que sofreram com desapropriações sem as devidas realocações e indenizações. Conclui-se que foi possível notar a insuficiência de esforços para a preservação do meio ambiente e o descaso com as populações às margens das obras de infraestrutura, atestada pelos impactos gerados pelas políticas públicas de abastecimento de água no Estado do Ceará.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Linhares Portelinha, I., Nogueira Cantudo, L., Marcelo de Sousa Queiroz, P., & Lucia de Sousa Moreira, M. (2021). IMPACTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1376. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74499
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.