IMPLEMENTAÇÃO DE UM ALGORITMO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA BUSCA DE EXOPLANETAS
Resumo
Missões espaciais como CoRoT, Kepler e TESS são essenciais na astrofísica para a busca de exoplanetas. Milhares de planetas já foram detectados com o amadurecimento das buscas, mas grande parte dessas descobertas se deram por processos manuais. Esses processos são sujeitos a erros humanos e são relativamente lentos quando comparados com o grande volume de novos dados gerados pelos telescópios. As futuras missões espaciais PLATO e James Webb Space Telescope trarão volumes ainda maiores, o que apresenta um sério desafio para a metodologia de pesquisa que vinha sendo feita. Com base nisso, são necessários novos métodos para tratar e analisar as curvas de luz fotométricas provenientes dessas missões. O uso de inteligência artificial vem ganhando cada vez mais relevância na ciência de dados voltadas às pesquisas astrofísicas e, particularmente, se mostra como uma ferramenta promissora para detecção automática de exoplanetas. Este trabalho tem como objetivo aplicar Deep Learning para a detecção de exoplanetas com base nos dados gerados pela missão Kepler. Para tal, modelos computacionais como redes neurais e redes neurais convolucionais são usados na implementação de um algoritmo que será usado para explorar as curvas de luz de qualquer missão. Mais de 15 mil curvas de luz são divididas em três conjuntos: um para o treino dos modelos, outro para a validação dos mesmos e outro para testes. Sabe-se previamente quais curvas de luz possuem ou não planetas confirmados. Os resultados preliminares mostram uma eficácia de 94% nas vezes em que o melhor modelo classifica sinais de planetas no conjunto de testes. Isso indica que novos casos de interesse podem ser descobertos ao implementar esse algoritmo em um conjunto inexplorado de dados, e esse é o objetivo para etapas futuras da pesquisa. O desenvolvimento deste trabalho se dá graças ao financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Cleber Farias da Silva Filho, P., Ribamar Dantas Silveira Junior, J., & Brito de Freitas, D. (2021). IMPLEMENTAÇÃO DE UM ALGORITMO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA BUSCA DE EXOPLANETAS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1377. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74500
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.