IMPORTÂNCIA DO PARQUE ESTADUAL DO COCÓ NO FORNECIMENTO DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS DE PROVISÃO, REGULAÇÃO E CULTURAIS PARA MORADORES DE FORTALEZA (CE)
Resumo
Fortaleza (CE) apresenta o maior parque natural em zonas urbanas do Norte-Nordeste, o Parque Estadual do Cocó (PEC) − uma Unidade de Conservação Integral, de relevante importância bioecológica, e responsável pela proteção de ecossistemas, como o rio Cocó, habitats de refúgio, alimentação e reprodução de espécies da flora e da fauna. Este patrimônio natural desempenha diversas funções que beneficiam direta ou indiretamente o bem-estar humano, classificadas como serviços ecossistêmicos (SE). Porém, o PEC sofre impactos antrópicos, decorrentes da urbanização que avança sobre as áreas do Parque e zonas de amortecimento, gerando conflitos que ameaçam os ecossistemas, a biodiversidade local e comprometem a qualidade ambiental. Estes conflitos por diferentes interesses de uso e ocupação têm buscado ser equacionados pelo Plano de Manejo (implementado em 2020). Portanto, identificar a importância percebida por usuários, traduzida em SE identificados, permitirá traçar estratégias para a conservação. Um estudo participativo sobre a percepção dos SE oferecidos pelo PEC a seus usuários, obteve 135 respostas em GoogleForms. Foram feitas inferências sobre as relações de pertencimento a Unidade, utilizada principalmente para atividades de lazer (76,7% das respostas voltadas ao uso de trilhas, encontros entre amigos/familiares) e atividades físicas (13,2%), reforçando a importância dos SE culturais das áreas verdes, relacionadas à qualidade de vida e ao bem-estar público. O PEC foi reconhecido por 47,3% dos usuários por seus serviços de regulação, como a melhoria da qualidade do ar. Conclui-se que há relevante prestação dos serviços ecossistêmicos de provisão, suporte e regulação, e culturais para toda a cidade de Fortaleza e seus usuários: espaços de convivência recreativa, contemplativa e cultural; sequestro de carbono, que contribui também para a mitigação das mudanças climáticas, além das funções ecológicas exercidas, fundamentais para o equilíbrio ambiental.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Oliveira de Queiroz, B., & Sequeira Garcez, D. (2021). IMPORTÂNCIA DO PARQUE ESTADUAL DO COCÓ NO FORNECIMENTO DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS DE PROVISÃO, REGULAÇÃO E CULTURAIS PARA MORADORES DE FORTALEZA (CE). Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1381. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74504
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.