MANIPULAÇÕES E SANÇÕES EM TORNO DAS MÁSCARAS DO CORONAVÍRUS E DA COVID-19.
Resumo
A pandemia do novo coronavírus, marcada por graus de surpresa, mais ou menos atenuados, e pela ruptura dos fluxos do habitual, nos fez ressemantizar nosso poder e saber-fazer cotidianos. Com certa variação nos graus de sua “detonação acentual”, o acontecimento da pandemia nos tornou sujeitos abalados do ponto de vista modal e exigiu de nós alguma elaboração discursiva que nos auxiliasse na reconstituição do nosso aparato modal com o fim dar ordem ao combate da situação pandêmica. Com base na semiótica greimasiana e na teoria tensiva desenvolvida por Zilberberg, este trabalho objetiva averiguar quais mecanismos de manipulação e de sanção são acionados pelos discursos sobre a Covid-19 para persuadir seus potenciais enunciatários a aderirem a uma de duas teses centrais: 1) isolamento horizontal ou 2) isolamento vertical. O corpus correspondeu ao recorte de três debates transmitidos pela emissora de telejornalismo CNN Brasil. Observou-se que os enunciadores da primeira tese utilizaram como estratégia de manipulação principalmente a intimidação, nos dois primeiros vídeos, e a sedução, no terceiro, e mantiveram certa uniformidade racional nos discursos que defendem, como valores de absoluto, o fechamento dos espaços de forma rápida como a melhor solução para a pandemia. Os defensores da segunda tese realizaram a manipulação principalmente por meio da sedução, no primeiro vídeo, e por meio da intimidação e da provocação, nos dois últimos. Esses discursos colidem com tal violência que parecem irremediavelmente inconciliáveis mesmo que a racionalidade discursiva simule determinar o tom de ambos. Os dois discursos lançam mão da ideia de uma ameaça letal. Ao que parece, a ameaça pelo desemprego e pela fome apresenta certo efeito de impacto atenuado entre os enunciatários e se torna uma estratégia mais eficaz do ponto de vista argumentativo já que o impacto causado pelo “desemprego” e pela “fome” pode ser sentido e concretizado de forma mais objetiva no cotidiano das pessoas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Barbosa, A. da S., Cândido Vieira, T., & Americo Bezerra Saraiva, J. (2021). MANIPULAÇÕES E SANÇÕES EM TORNO DAS MÁSCARAS DO CORONAVÍRUS E DA COVID-19. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1442. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74565
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.