MEIOS DE CULTURA PARA DETECÇÃO DA ATIVIDADE ENZIMÁTICA DE BACTÉRIAS DO SOLO: AMILASE, CELULASE E XILANASE
Resumo
O solo é um reservatório natural enzimas principalmente as de origem microbiana, com destaque para as amilases, celulases e xilanases. A produção dessas enzimas para aplicação em processos biotecnológicos requer o cultivo microbiano in vitro. Na literatura, são citados meios de cultura de composição química variáveis, sendo importante testar a eficiência dos mesmos, para sucesso do experimento. Assim, o objetivo deste estudo foi testar a atividade amilolítica, celulolítica e xilanolítica entre cepas de actinobactérias isoladas do solo em meios de cultura com maior destaque na literatura. Actinobactérias foi o filo bacteriano selecionado, por seu destaque na produção de enzimas no solo, sendo testadas quarenta cepas isoladas do semiárido nordestino. Para a atividade celulolítica foi utilizado o meio de cultivo recomendado por Couri; Farias (1995) com carboximetilcelulose como substrato específico. No teste para amilase o meio foi o proposto por Alariya e colaboradores (2013), com amido na composição. A atividade xilanolítica foi determinada utilizando-se o meio proposto por Kumar (2012), onde a xilana é componente chave. As cepas de actinobactérias foram inoculadas nos respectivos meios e após 10 dias de incubação os halos, quando presentes, foram medidos com um paquímetro digital. Como resultado, constatou-se que 97% das cepas foram positivas para amilase; 87% para celulase e 87% para xilanase. Os índices enzimáticos variaram de 1,8 a 5,8 para atividade xilanolítica, 1,04 a 4,09 para amilolítica e 1,09 a 3,40 para atividade celulolítica. O estudo confirmou a eficiência dos meios mais citados na literatura para avaliação da atividade enzimática de bactérias do solo e também destaca o potencial biotecnológico das actinobactérias do semiárido nordestino.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Viana, L. de C., & Claudia Silveira Martins, S. (2021). MEIOS DE CULTURA PARA DETECÇÃO DA ATIVIDADE ENZIMÁTICA DE BACTÉRIAS DO SOLO: AMILASE, CELULASE E XILANASE. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1446. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74569
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.