MEMBRANAS POROSAS DE CELULOSE BACTERIANA COM APATITA DE ESTRÔNCIO PARA REGENERAÇÃO ÓSSEA
Resumo
Nos dias atuais há a necessidade de estudos mais aprofundados a procura de melhorias em biomateriais. A utilização de biopolímeros partiu da procura de biomateriais semelhantes ao tecido humano. Entretanto, existem algumas limitações. Por isso, muitos pesquisadores buscam combinar materiais biológicos com outros materiais de forma a potencializar as propriedades do biomaterial obtido, podendo reduzir ou excluir o uso de materiais puramente biológicos. Pesquisas indicam que a utilização de biomateriais híbridos para o auxílio na regeneração óssea estão cada vez mais comuns. O objetivo desse projeto é o desenvolvimento de um material híbrido produzido a partir de Celulose Bacteriana (CB), que tem se mostrado um biopolímero de grande potencial para uso em medicina regenerativa, e Apatita de Estrôncio (SrAp), obtida através do folato de estrôncio. Essa matriz deverá ser capaz de atuar estimulando o processo de formação óssea, pois o estrôncio diminui a atuação dos osteoclastos, responsáveis pela reabsorção óssea, e estimula os osteoblastos, responsáveis pelo crescimento do tecido ósseo. Inicialmente pretende-se produzir os materiais híbridos, caracterizá-los (propriedades químicas e físicas), realizar ensaios de instumescimento, bioatividade e liberação do estrôncio. Sobre essas matrizes pretende-se cultivar células-tronco derivadas de tecido adiposo humano nas superfícies por até 7 dias para caracterizar a citocompatibilidade e potencial de osteoindução.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Ponciano Lima, M. de F., & Silveira Vieira, R. (2021). MEMBRANAS POROSAS DE CELULOSE BACTERIANA COM APATITA DE ESTRÔNCIO PARA REGENERAÇÃO ÓSSEA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1447. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74570
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.