MÉTODOS PARA PRODUÇÃO DO BIODIESEL
Resumo
O biodiesel é uma alternativa de combustível renovável e apresenta vantagens em relação aos combustíveis derivados de petróleo por ser uma fonte de energia limpa e renovável. Além disso é um ótimo lubrificante podendo aumentar a vida útil do motor, tem fácil transporte e fácil armazenamento devido ao seu menor risco de explosão. O uso do biodiesel como combustível proporciona ganho ambiental para todo o planeta, pois colabora para diminuir a poluição e o efeito estufa. Para a produção do biodiesel, existem três processos conhecidos: a transesterificação, o craqueamento térmico e a esterificação. Na transesterificação acontece a obtenção de um estér (substância obtida da reação química entre um álcool e um ácido carbolixílico) a partir de outro. No craqueamento, ou pirólise, é provocada a quebra das moléculas por aquecimento, resultando em uma mistura de compostos químicos semelhante ao diesel de petróleo. Para compreender a esterificação, primeiro é preciso saber que os estéres estão entre os compostos mais comuns encontrados na natureza e são associados ao aroma agradável. Durante esse processo, os compostos são sintetizados em temperatura ambiente ou acelerados através de um catalisador. Buscando atender a uma necessidade de facilitar o acesso à informação nos métodos de produção do Biodiesel, essa pesquisa busca expor, destacar e discutir, alguns dos principais e eficientes métodos de produção do Biodiesel publicados atualmente. Foi usado como fundamentação tanto trabalhos acadêmicos quanto a efetiva produção em plantas indústrias que oferecem promissores resultados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Facundo Simao, G., & Azevedo de Araujo Freitas, G. (2021). MÉTODOS PARA PRODUÇÃO DO BIODIESEL. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1452. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74575
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.