MODELAGEM ESTRUTURAL DO PRÉ-SAL, CAMPO DE BERBIGÃO
Resumo
As descobertas no Pré-Sal estão entre as mais importantes em todo o mundo. Essa província é composta por grandes acumulações de óleo leve, de excelente qualidade e com alto valor comercial, porém, partes expressivas do petróleo estão ficando retidas devido as características físicas das rochas. O Campo de Berbigão está localizado no Pré-Sal brasileiro, Bacia de Santos, é operado pela Petrobras em parceria com a Shell Brasil Petróleo Ltda., Total E&P do Brasil Ltda. e a Petrogal Brasil S.A.. Este trabalho de Iniciação Científica tem como objetivo fundamental a modelagem tridimensional estrutural do Campo de Berbigão. Tal modelo virtual deve ser o mais próximo da realidade, levando em conta as características estruturais do campo. Para tal propósito, realizou-se a seleção e o controle de qualidade de dados sísmicos e de poços concedidos pela Petrogal Brasil S.A. e sua integração em um mesmo ambiente computacional (Petrel). Posteriormente, mapeou-se a base do sal, o topo do embasamento e as falhas geológicas na área, modelando geometricamente e estruturalmente a área de estudo com o auxílio da interpretação sísmica. Os atributos sísmicos anttracking e variância auxiliaram na interpretação das falhas. Observou-se que os principais poços foram perfurados em um alto estrutural limitado por falhas que mergulham para NE e SW. Algumas das falhas observadas cortam apenas o embasamento, outras chegam a deformar a base da camada evaporítica. O modelo estrutural resultante da interpretação sísmica será utilizado para a modelagem estática e, posteriormente, dinâmica cujos modelos serão utilizado para as simulações de reservatórios visando a maior vazão de óleo pelos poços produtores do campo de Berbigão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.