MODELO EXPERIMENTAL DE LESÃO POR EXTRAVASAMENTO INDUZIDA POR VINORELBINA EM RATOS
Resumo
Introdução: A lesão por extravasamento é um termo que descreve o conjunto de manifestações lesivas teciduais decorrentes do vazamento acidental de um fármaco para o espaço subcutâneo durante infusões intravenosas. É uma emergência no contexto da oncologia, visto que pode levar a necrose tecidual e dor intensa. Dentre os antineoplásicos com maior potencial vesicante têm-se os alcalóides da vinca e derivados, como a vinorelbina. Este trabalho objetivou padronizar um modelo experimental para viabilizar o estudo dos mecanismos patogênicos associados à lesão por extravasamento associado à vinorelbina. Métodos: Ratos Wistar machos foram divididos em grupos (n=6/grupo). Realizou-se uma tricotomia dorsal seguida da anestesia com xilasina/quetamina (10/80 mg/kg, i.p.) e injeção intradérmica de vinorelbina (0,03; 0,1; 0,3; 1 mg/100 uL), utilizando-se solução salina para o grupo controle. Em seguida, os animais foram eutanasiados após 2, 4, 8 e 16 h dessas injeções e tiveram amostras de tecido analisadas para determinar a permeabilidade vascular cutânea (PV) pela técnica do extravasamento do Azul de Evans (25 mg/kg endovenoso, 1 h antes da eutanásia). O experimento foi repetido para coleta de amostras do tecido do dorso dos animais para análise de mieloperoxidase (MPO). Resultados: A injeção de vinorelbina (1 mg/100 uL) induziu um aumento da PV cutânea verificada pelo acúmulo tecidual de Azul de Evans 16 horas após a administração quando comparado à injeção de salina (P<0.05). Ao ensaio de MPO, verificou-se que as concentrações de 0,1 e 1 mg/100 uL no tempo de 16 horas induziram uma lesão inflamatória quando comparado ao grupo controle salina (P<0.05). A vinorelbina falhou em induzir lesão edematogênica e inflamatória nos tempos de 2, 4 e 8 horas. Conclusão: A concentração de 1 mg/100uL no tempo de 16 horas foi escolhida para estudos posteriores acerca dos mecanismos e mediadores envolvidos na lesão associada ao extravasamento de vinorelbina. Apoio: CNPq/CAPES/Funcap.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Silva Holanda, G., Cláudia Sampaio Quintela, L., César Pereira Lima Júnior, R., Gomes Cajado, A., Falcão Pereira, A., & Cesar Pereira Lima Junior, R. (2021). MODELO EXPERIMENTAL DE LESÃO POR EXTRAVASAMENTO INDUZIDA POR VINORELBINA EM RATOS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1461. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74584
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.