MUDANÇAS OCORRIDAS NO USO DA TERRA NAS ASDS CEARENSES ENTRE 2006 E 2017.
Resumo
Nas áreas rurais o uso da terra é apontado como um dos principais aceleradores da desertificação. O objetivo deste estudo é identificar as mudanças ocorridas no uso da terra nas ASDs cearenses entre 2006 e 2017. A área de estudo abrangeu os 14 municípios localizados nas três ASDs cearenses: Irauçuba/Centro Norte, Inhamuns e Jaguaribe. Os dados analisados foram de origem secundária obtidos nos Censos Agropecuários 2006 e 2017, publicados pelo IBGE. Além disso, foram consultados documentos técnicos e científicos. Foram adotados como procedimentos metodológicos pesquisa bibliográfica e cálculo de taxas de crescimento. Os principais resultados mostraram que houve maiores avanços no número de hectares destinados a pastagens naturais, Sistemas agroflorestais - área cultivada com espécies florestais também usada para lavouras e pastoreio por animais. Por outro lado, houve maior redução no uso do solo destinado à Matas ou florestas - florestas plantadas e lavouras. Nota-se que as atividades da pecuária ganharam espaço em detrimento das lavouras. Essa tendência deve ser monitorada dado que a pecuária, especialmente a ovinocaprinocultura, é uma das causas da desertificações nas ASDs. De um modo geral, os resultados obtidos na pesquisa são úteis no acompanhamento das mudanças ocorridas após elaboração do plano estadual de combate à desertificação e na verificação do avanço ou não das condições de uso de solo que favorecem a susceptibilidade à desertificação nessas áreas, o que poderá subsidiar a realização de ajustes nas estratégias estaduais de combate ao fenômeno no Ceará.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Liberato Rodrigues, L., Costa Bernardo, J., & Casimiro Filho, F. (2021). MUDANÇAS OCORRIDAS NO USO DA TERRA NAS ASDS CEARENSES ENTRE 2006 E 2017. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1470. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74593
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.