O LUGAR DO OUTRO NO CONCEITO DE EXPERIENCIAÇÃO E SUA APROPRIAÇÃO PELA TERAPIA CENTRADA NA PESSOA
Resumo
Experienciação é um termo cunhado por Eugene Gendlin que denota o processo de sentimento, vivido corporalmente, que constitui a matéria básica do fenômeno psicológico. A partir do contato de Carl Rogers com a ideia de experienciação, sua concepção de experiência sai de uma perspectiva que privilegia a consciência rumo a uma descrição mais fluida da experiência subjetiva. Portanto, o terapeuta se abre à experiência do cliente, e essa abertura teria necessária relação com uma dimensão de alteridade no processo terapêutico. A pesquisa tem por objetivo discutir o lugar do outro no conceito de experienciação e seu impacto na Terapia Centrada na Pessoa. Para tanto, a pesquisa baseia-se na concepção de alteridade formulada pelo filósofo Emmanuel Lévinas, para quem a ética tem a primazia sobre a ontologia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de inspiração hermenêutica a partir da fusão de horizontes entre o pesquisador e os autores em questão. A ideia de experienciação contribui para que Rogers redefinisse seu princípio teórico do “autoconceito”. O eu torna-se algo sentido em processo e no qual se confia, e menos como um objeto percebido ou juiz que avalia as ações do organismo. Rogers propõe que as sensações já existiriam em sua forma completa, fora da consciência, e que deveriam ser deslocadas para o campo da consciência. A experienciação se contrapõe a tal pensamento por ter um caráter menos capturável, do ponto de vista conceitual, e por atuar no corpo, na dimensão do ainda não dito. A pesquisa elenca quatro eixos sobre os quais incidem o conceito de experienciação na teoria de Rogers, na medida em que situam uma maior abertura à alteridade na ACP: corpo, senso sentido, processo de experienciar e relação terapêutica Gendlin aposta na possibilidade de o cliente conhecer alguma coisa pela estranheza que isso lhe causa, e não pela certeza que lhe dá. Cabe ao terapeuta realçar o significado sentido emergente no fluxo da vivência do cliente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Silvestre Moreno, R., & Meireles Vieira, E. (2021). O LUGAR DO OUTRO NO CONCEITO DE EXPERIENCIAÇÃO E SUA APROPRIAÇÃO PELA TERAPIA CENTRADA NA PESSOA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1515. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74638
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.