O QUE FREUD NOS ENSINA SOBRE A PESQUISA EM PSICANÁLISE?
Resumo
Por intermédio do estudo sistemático dos textos freudianos, foi realizada a leitura e a análise de textos que, apesar de não terem se originado na clínica, de algum modo colaboraram para as reflexões psicanalíticas. Objetiva, assim, contribuir para a reflexão acerca da realização dessa modalidade de pesquisa no âmbito da Universidade, contexto no qual não se encontram as condições da autêntica pesquisa psicanalítica que, para Freud, é o próprio tratamento e que subverte a relação clássica que a Ciência estabelece entre a indução e a dedução e da qual temos como modelos seus clássicos estudos de casos. No primeiro ano de pesquisa, foram selecionados textos compreendidos na primeira tópica freudiana (1900-1913), foram eles: A interpretação dos sonhos (1900), O chiste e sua relação com o inconsciente (1905), O delírio e os sonhos na Gradiva de W. Jensen (1906) e, por fim, O Caso Schreber (1913). A metodologia consistiu em descrever e analisar como se deu seu diálogo de Freud com os preceitos científicos; como os estudos científicos que confluem com os seus foram trabalhados; a motivação das pesquisas; a problematização dos temas e o seu recorte; como se deu o emprego do método psicanalítico e, por fim, como os resultados obtidos foram expostos. Resulta-se que, por meio desses textos, observou-se e procurou-se demonstrar a maneira como Freud se conduziu como pesquisador e o que isso pode ensinar sobre as versões com as quais se dá a utilização do método psicanalítico em pesquisas em extensão. Dessarte, é indeclinável registrar o reconhecimento de estar grata à Universidade Federal do Ceará, por ter sido o órgão financiador desta pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Maria Bessa Titara, L., & Beserra Fontenele, L. (2021). O QUE FREUD NOS ENSINA SOBRE A PESQUISA EM PSICANÁLISE?. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1530. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74653
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.