O TIPO DE CADA UM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE TIPOLOGIAS E TAXONOMIAS DE JOGADORES
Resumo
Jogos digitais têm se tornado parte do dia a dia de uma grande parte da população mundial, alcançando audiências de diferentes idades, gêneros, e culturas. Jogos também se tornaram um tópico de pesquisa cada vez mais explorado em Interação Humano-Computador (IHC), e vários estudos têm procurado aprofundar o conhecimento sobre jogadores, identificando diferenças individuais. Enquanto a literatura é rica em trabalhos que tipificam e classificam jogadores, a falta de comparações objetivas entre eles pode fazer difícil adotar esses tipos para suportar, por exemplo, o design de jogos ou pesquisas futuras. Por conta disso, essa pesquisa investiga taxonomias e tipologias de jogadores de acordo com suas motivações, comportamento, e características de personalidade, analisando como elas exploram esses traços. Nós conduzimos um mapeamento sistemático da literatura e analisamos 19 estudos que propõem ou atualizam tipos de jogadores, observando como eles exploram os traços mencionados acima. A maior contribuição deste trabalho é oferecer uma visão geral das taxonomias e tipologias identificadas, comparando-as e mapeando seus atributos e aplicações. Tal conhecimento é uma ferramenta para o design de jogos e sistemas gamificados e pode suportar designers de jogos a promover o engajamento e motivação de maneiras complementares em seus jogos. Isso também permite pesquisadores e praticantes a compor uma visão multidimensional dos diferentes tipos de jogadores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Araujo Sousa, K., Carneiro, N., Matos Sidarta, I. de A., Pereira, G. da C., Moreira Mendonça Junior, G., & Ribeiro Darin, T. de G. (2021). O TIPO DE CADA UM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE TIPOLOGIAS E TAXONOMIAS DE JOGADORES. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1538. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74661
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.