OS SABERES IDENTITÁRIOS SOBRE NEGRITUDE NO PROCESSO (AUTO)FORMATIVO DE UM DISCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSCA

Autores

  • Iury Crislano de Castro Silva
  • Breno José Mascarenhas Sa de Flor
  • Luiz Sanches Neto
  • Luciana Venâncio
  • Luciana Venancio

Resumo

Este trabalho consiste em um relato de experiência com o próposito de compartilhar o percurso de um discente do curso de educação física (EF) da Universidade Federal do Ceará (UFC) com os saberes identitários sobre negritude na compreensão enquanto ser e no campo científico, por meio do projeto intitulado Relações com os saberes na educação física escolar: raça, gênero e classe social, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). A vinculação ao programa e o projeto se deu por meio dos saberes adquiridos durante a graduação e a relação com as vivências constituídas na própria identidade negra, potencializando para si e para os(as) outros(as) a visibilidade das questões raciais em diferentes âmbitos sociais, como a cultura, a literatura, as artes, a educação e também no campo científico, oportunizando ao corpo negro sujeito fazer parte de maneira crítica e reflexiva das mais variadas discussões, tanto no ambiente universitário como fora dele. Nesse sentindo, reconhecer as vivências e saberes negros (afrocentrados) permite questionar paradigmas científicos que reforçam os silenciamentos. Sistematizar os saberes da comunidade negra que foram e são construídos ao longo da sua experiência coletiva, podem estabelecer estratégias de superação do racismo e/ou preconceitos durante o percurso formativo no contexto da universidade e constituir uma identidade profissional negra que amplie as discussões para outros ambientes, nesse caso, para o ambiente escolar. A construção de uma educação física antirracista é primoridial no contexto e realidade que vivemos atualmente, possibilita a abertura de diferentes espaços e conquistas coletivas. Daí, surge a urgência de compreender os saberes identitários, tanto na formação universitária como na escolar, para que possamos compreender como as desigualdades sociais afetam as condutas em um país majoritariamente constituídos constituído de pessoas negras.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Crislano de Castro Silva, I., José Mascarenhas Sa de Flor, B., Sanches Neto, L., Venâncio, L., & Venancio, L. (2021). OS SABERES IDENTITÁRIOS SOBRE NEGRITUDE NO PROCESSO (AUTO)FORMATIVO DE UM DISCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSCA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1569. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74692

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica