PLANEJAMENTO URBANO E INFORMALIDADE EM FORTALEZA: AS POTENCIALIDADES DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - O CASO DA ZEIS BOM JARDIM
Resumo
No Brasil, Os assentamentos precários foram submetidos, por muitas décadas, a políticas de erradicação. Apenas no período de redemocratização do país, esse entendimento mudou e a sua permanência passou a ser considerada por por políticas públicas progressistas. Apesar disso, ainda há um longo caminho a percorrer para a inclusão de grupos marginalizados no processo decisório sobre a urbanização e a implementação de políticas urbanas guiadas pela noção de direito à cidade. Buscando contribuir para este debate, tem-se como objetivos a produção de conhecimento sobre as práticas planejadoras destes territórios; a realização de ações de assessoria técnica junto aos moradores e a avaliação da a capacidade de inclusão das normas urbanísticas e ambientais. Utiliza como métodos o estudo da literatura relacionada às práticas transformadoras de regularização fundiária, ao planejamento insurgente e ao direito à cidade e, nas interfaces com o território estudado, pela realização de trabalhos de assessoria técnica. Durante o ciclo 2020/2021, os pesquisadores aproximaram-se da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Bom Jardim, para a qual foi elaborado um Plano Integrado de Regularização Fundiária (PIRF) em 2019, que propôs um caminho para realizar inclusão urbana do território. Após a conclusão do PIRF, um grupo de moradores se organizou em torno do Observatório da ZEIS, para monitorar a implementação das propostas pactuadas e articular as informações sobre o território. Os bolsistas buscaram contribuir com a iniciativa, realizando a tradução de documentos técnicos, como os produtos do PIRF; a participação em oficinas e reuniões territoriais e a elaboração de mapas georreferenciados para visualização de dados urbanos, indo ao encontro dos objetivos estabelecidos. Acredita-se que, aliando ferramentas técnicas à ação e ao conhecimento popular, é possível potencializar transformações.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Fernandes Vieira da Ponte, L., & Figueiredo Sampaio Freitas, C. (2021). PLANEJAMENTO URBANO E INFORMALIDADE EM FORTALEZA: AS POTENCIALIDADES DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - O CASO DA ZEIS BOM JARDIM. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1607. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74730
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.