PRÁTICAS DE GESTÃO DE UM ATACAREJO: UMA ANÁLISE À LUZ DO NOVO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO (TGA)
Resumo
Um atacarejo funciona como self-service (autosserviço) e cash & carry (pegue & leve), de maneira que o cliente faz suas compras por meio do autoatendimento, efetua o pagamento e é responsável pela retirada da mercadoria (KOTLER, 1998). Conforme a Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço (ABAAS), em 2020 o atacarejo obteve crescimento de 26,7 %, em comparação ao crescimento de 13,3% do varejo (FOLHA DE SÃO PAULO, 2021). No contexto da pandemia da COVID 19, o setor recebeu uma maior procura da população, devido a prática de estoque, o recebimento do auxílio emergencial e a busca por economia. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar as práticas de gestão de um atacarejo à luz do novo contexto organizacional da TGA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, documental e de campo, realizada mediante estudo de caso único, tendo como unidade de análise o Atacadão, empresa do Grupo Carrefour, apontada como a que mais lucra dentro do grupo no setor de atacado. Por conseguinte, é líder no setor atacadista do Brasil (GRUPO CARREFOUR BRASIL, 2021). Os dados foram coletados mediante entrevistas realizadas com gestores da instituição, sendo realizada análise de conteúdo. Em caráter ilustrativo, foi também aplicado um questionário a um grupo de colaboradores, sendo realizada análise estatística descritiva. Contatou-se que a empresa preocupa-se com sua gestão estratégica na busca de manter-se competitiva em termos de tecnologias e adoção de programas e estratégias, tais como melhoria contínua, benchmarking, e-commerce, transações digitais e marketplace, conectando oferta e demanda em uma plataforma online. Ademais, faz intenso uso de mídias sociais, como Instagram, YouTube, e Facebook. A competitividade em preços constitui importante estratégia de diferenciação. Suas práticas alinham-se à missão, visão e valores institucionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Gomes, J. de S., Kalebe Freitas Mendonça, A., D'avila Viana Silva, M., Marcelo Melo de Freitas, J., Gabriel Matias de Souza, M., & Cezar de Aquino Cabral, A. (2021). PRÁTICAS DE GESTÃO DE UM ATACAREJO: UMA ANÁLISE À LUZ DO NOVO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO (TGA). Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1627. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74750
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.