PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA: CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DO CIRCUITO DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS PROVENIENTES DA AGRICULTURA FAMILIAR.

Autores

  • Fernando Carlos Barbosa de Sousa
  • Iara Rafaela Gomes

Resumo

Os estudos sobre as atividades agrícolas mostram-se cada vez mais em evidência, no entanto, quando se trata dos trabalhos sobre as Regiões Metropolitanas, temos uma menor quantidade de publicações. A Região Metropolitana de Fortaleza é um dos objetos que carece de uma caracterização de sua agricultura e, desse modo, de material que possa apresentar de modo sistematizado a organização dessa realidade. Nesse sentido, como parte de uma pesquisa maior, nosso estudo visa caracterizar e analisar o circuito da produção e comercialização de alimentos que se dá a partir da agricultura familiar na Região Metropolitana de Fortaleza. A metodologia se baseia no levantamento e leitura de um referencial teórico para sustentar a discussão, em seguida no levantamento e análise de dados primários e secundários, para obter informações necessárias ao alcance do objetivo proposto. O recolhimento de dados primários, ocorrerá através da aplicação de questionários semiestruturados, com a participação dos agricultores familiares e das cooperativas atuantes na região. A organização desses dados possui primordial importância para reconhecimento dessa forma de agricultura e seus agricultores, de modo a entender quais são os entraves que os produtores enfrentam, desde o processo de produção até o escoamento, como também para favorecer o desenvolvimento de políticas públicas e privadas de incentivo e promoção dessa importante modalidade de produção de alimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Carlos Barbosa de Sousa, F., & Rafaela Gomes, I. (2021). PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA: CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DO CIRCUITO DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS PROVENIENTES DA AGRICULTURA FAMILIAR. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1645. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74768

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica