PROPOSTA DE NOVO MÉTODO ESPECTROFOTOMÉTRICO PARA QUANTIFICAÇÃO DE ÍONS SULFITO EM BEBIDAS INDUSTRIALIZADAS
Resumen
Embora o íon sulfito (SO32-) possa ser encontrado de maneira livre em frutas, legumes ou sucos naturais , foi comprovado que o uso excessivo dessa espécie pode causar intoxicações e alergias. A indústria alimentícia brasileira utiliza Na2SO3 como aditivo de conservação para inibir a ação de bactérias e controlar reações indesejadas, como a oxidação. O consumo de íons sulfito foi estabelecido pelo JECFA (Joint FAO/WHO Expert Commitee on Food Additives), o qual determinou que a ingestão diária aceitável (IDA) deve ser de 0,7mg/kg com base no peso corpóreo pessoal. Assim, o presente trabalho tem como objetivo a descrição de um novo método para quantificação de íons sulfito em bebidas como vinhos e sucos de uva ou caju. Posteriormente faremos a comparação ao padrão estabelecido pelo JECFA. Para isso, foi utilizado o complexo cis- [Ru(bpy )2Cl2], que em solução reage com íons sulfito (SO32-) formando o complexo cis-[Ru(bpy)2(SO3)2 ]2-. Utilizando-se então o método espectrofotométrico e analisando a estequiometria da reação pode-se determinar portanto a quantidade de íons sulfito presentes em uma amostra. Por se tratar de um novo composto, cis-[Ru(bpy)2(SO3)2 ]2- foi também caracterizado através de técnicas eletroquímicas (Voltametria cíclica) e espectrofotométricas (1H RMN, IV e UV-vis). A realização desse trabalho foi possível com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Braun Reinaldo, C., Sales do Nascimento, J., & Karine Medeiros Holanda, A. (2021). PROPOSTA DE NOVO MÉTODO ESPECTROFOTOMÉTRICO PARA QUANTIFICAÇÃO DE ÍONS SULFITO EM BEBIDAS INDUSTRIALIZADAS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1659. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74782
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.