RECUPERAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE IMAGENS SAR USANDO ESTIMADOR DE MÁXIMA VEROSSIMILHANÇA E DISTÂNCIAS ESTOCÁSTICAS
Resumo
Imagens de radar de abertura sintética (SAR) têm por décadas sido utilizadas no monitoramento remoto dos oceanos e da Terra. A principal vantagem de usar os sistemas SAR em relação aos dados ópticos consiste no fato de que estes operam independentemente de condições climáticas e da presença da luz solar. No entanto, devido à iluminação coerente desses sistemas, as imagens SAR sofrem uma forte contaminação por um ruído conhecido como speckle. Este projeto trata-se de uma recuperação baseada em conteúdo (CBIR) de uma imagem de um banco de dados por consulta, utilizando-se de informações extraídas das próprias imagens. Essas informações (a rugosidade e brilho da imagem SAR) são obtidas a partir da estimação dos parâmetros do modelo de dados G0, usando o método de Máxima Verossimilhança. Após essas estimações, é escolhida uma medida de similaridade para o ranqueamento de relevância de uma imagem consultada e o restante das imagens da base. As medidas de similaridade usadas foram as distâncias: aritmética-geométrica, triangular, de Hellinger ou a de média harmônica. Por fim, as regiões da imagem identificadas são classificadas de acordo com aquela região que possui a maior probabilidade de descrevê-las, dentre os recortes recuperados no experimento CBIR. Para a avaliação dos resultados, foi utilizada a média das pontuações de precisão média (MAP). Para as distâncias, a distância triangular alcançou MAP acima de 80%, em sua maioria, para dados reais de imagens SAR de visada única. Merece destaque o canal HH dos dados SAR reais, que apresentou os melhores resultados (MAP acima de 80%). Dentre as regiões, aquelas que apresentaram melhores resultados foram as imagens de área urbana ou heterogênea. Concluímos que a aderência do modelo G0 aos dados SAR permite que, por meio de experimentos CBIR, se identifiquem regiões de rugosidades distintas numa imagem, a partir do uso de parâmetros estimados e distâncias estocásticas. Os autores agradecem ao CNPq pelo apoio financeiro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Henrique dos Santos E Silva, P., Oliveira Cunha, H., Dalília de Sousa, A., Nelsizeuma Sombra de Medeiros, F., & Nelsizeuma Sombra de Medeiros, F. (2021). RECUPERAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE IMAGENS SAR USANDO ESTIMADOR DE MÁXIMA VEROSSIMILHANÇA E DISTÂNCIAS ESTOCÁSTICAS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1679. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74802
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.