RELAÇÕES DE CAUSALIDADE NA DINÂMICA DA DÍVIDA LÍQUIDA DO SETOR PÚBLICO
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo analisar o comportamento da Dívida Líquida do Setor Público como proporção do Produto Interno Bruto entre os anos de 2001 e 2021, usando dados trimestrais, a partir de suas principais variáveis condicionantes – sendo estas: a taxa real de juros, a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto, a taxa de câmbio e a Necessidade de Financiamento do Setor Público. O objetivo deste trabalho foi, portanto, buscar o entendimento do relacionamento causal entre estas variáveis e a dívida pública, utilizando o teste de causalidade de Granger. Para estudar a relação causal entre a Dívida Líquida do Setor Público e as quatro variáveis condicionantes, a partir de um modelo Vetorial Auto-regressivo (VAR), aplicou-se o teste de causalidade de Granger para verificar se as variáveis possuem alguma relação unilateral ou bilateral de causalidade entre elas. Os principais resultados dos testes mostraram que há uma causação bidirecional entre o câmbio e a dívida pública e uma causação unilateral da Necessidade de Financiamento do Setór Público e do crescimento do PIB sobre a Dívida Pública. Surpreendentemente, a taxa de juros não causa a Dívida Pública, mas há uma causação reversa da dívida pública sobre a taxa de juros, quando o normal seria esperar-se uma causação bidirecional entre estas duas variáveis. O estudo quantitativo foi feito inteiramente no software E-views 12.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Felix dos Santos, R., Cavalieri dos Santos, R., Henrique Menezes Rocha, H., & Ivan de Melo Castelar, L. (2021). RELAÇÕES DE CAUSALIDADE NA DINÂMICA DA DÍVIDA LÍQUIDA DO SETOR PÚBLICO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1694. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74817
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.